Outra coisa que precisamos aprender e que alguns dizem “você não pode pegar as bênçãos do antigo testamento e aplicar para você hoje”. Está a chamada de Israel e a chamada da igreja, mas isso isso não significa que o que Deus prometeu para Israel é somente para Israel. Existem muitas denominações que ensinam isso. Alguns dizem que Israel não existe mais. É a teologia da substituição.
Para mim é uma teologia errada. Se você conhece Romanos 9 e Romanos 11, o mesmo apóstolo da Graça disse “Deus ainda tem um lugar para Israel”. E eles terão um lugar de prominência entre todas as nações no tempo do fim. Mas por outro lado existem aqueles que dizem “as promessas de Deus feitas no antigo testamento são somente para Israel”. Eu tenho um problema com isso.
Dizem que não podemos reivindicar o que está em Deuteronômio Capítulo 7 “e o Senhor de ti desviará todas as enfermidades, sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios”. Não pode reivindicar Isso, isso é para Israel, não, não. É para você, vou demonstrar com clareza: 2ª Coríntios 1:18 “Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não foi sim e não”.
O que essas pessoas dizem é que algumas bênçãos Deus diz sim e outras ele diz não, sim e não. Já ouviu esse ensinamento ensinado antes? Às vezes Deus diz sim, às vezes não. Paulo diz “essa não é minha pregação”. Quem prega assim não está na mesma companhia de Paulo. Ele diz “Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim”. (2ª Coríntios 1:19).
Quando eu olho para igreja de Jesus hoje eu fico muito preocupado. Existem pastores que pregam coisas assim: não sabemos quem é salvo, se você é salvo ou não, eu não posso dizer, eu só posso falar de mim mesmo, só quando Jesus voltar poderemos dizer”. Ei, então pare de pregar! A Bíblia diz “essas coisas foram escritas para que saibam que tem vida eterna” (1ª Joao 5:13).
Deus não trata com incertezas, o mundo trata com suposições, teorias e incertezas. Nós lidamos com verdades, com certezas, com absolutos. Nós temos a palavra do Deus vivo. Isso aqui (a Bíblia) não é filosofia, filosofia tem teorias. Diferentes filósofos pensam diferente, mas essa é a palavra de Deus e com respeito à salvação a palavra de Deus é muito clara.
Podemos discordar de alguns pontos mas quanto à salvação estamos todos unidos: Cristo morreu por nós! Nessa parte não existem disputas. Diferentes denominações acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus e o seu sangue nos limpa de todo pecado. “Essas coisas foram escritas para que saibamos”, diz a Bíblia, não para que fiquemos na dúvida.
Paulo diz que “não é sim ou não, mas em Cristo É sim”. 2ª Coríntios 1:20″Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós”. Amém quer dizer “assim seja”. Pode parecer sem importância mas “todas” significa “todas”, de Gênesis até os mapas na sua Bíblia, Apocalipse. Se existe uma promessa na Bíblia você pode reivindicar.
Se é uma promessa específica para um Rei, para um profeta e Deus os chama pelo nome, você não tem que reivindicar. Deus deu uma promessa para o rei Ezequias que ele receberia 15 anos mais de vida, você pode reivindicar mais. Isso foi especificamente para Ezequias. Mas todas as promessas de Deus são “sim”. Todas, no Novo Testamento, no antigo testamento.
As promessas estão lá para você mas, como você as faz suas? Como você faz as promessas de Deus suas? Se existe uma promessa não importa o seu comportamento. É uma promessa que foi dada, a promessa reflete não no recipiente mas aquele que promete: O doador. Vocês entendem? É por isso que em Cristo todas as promessas de Deus em Cristo são sim.
Quando Deus promete? Deus não tinha que prometer. Sua palavra é o suficiente. Quando Deus promete existe uma garantia plena. Todas as promessas de Deus em Cristo são sim e o que Deus requer de nós é “amém” para glória de Deus por nós. Em algumas versões esse versículo não fica muito claro. E por ele “o Amém” para glória de Deus por nós.
O que significa? Eu vou dar uma outra versão que está mais clara. A NVI 2 Coríntios 1:20 diz “pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus”. Quando Deus prometer, não fique quieto, diga “Amém”, diga “assim seja”. Isso significa “amém”.
“Amém” é do hebraico “‘aman”, que é a palavra Hebraica para fé. Quando diz que Abraão creu no Senhor e o Senhor imputou como justiça em Gênesis 15:6. Quando diz que ele Creu, a palavra ali é “‘aman”, de onde vem a palavra “amém”. A palavra “‘aman” foi transliterada posteriormente para o latim e para o inglês. Amém permaneceu como a palavra mais popular.
Deus quer que você responda “assim seja na minha vida”. Não existe nada para você fazer mas somente crer. Diga “Amém”. Os sábios judeus diziam assim. Os sábios da antiguidade diziam para seus discípulos “todas as manhãs Deus Faz Chover bênçãos sobre a terra, a forma de pegá-las é dizendo Amém”. Por isso nas sinagogas se fala muito amém. Eles dizem “amin”. Como Abraão creu no Senhor. Ele “Creu” no Senhor, “amin”. De amém.
Chama as coisas que não são como se já fossem!
Nós vamos viver em Vitória. Vamos para direita, a bondade vem sobre nós. Vamos para esquerda, o favor e a misericórdia nos beijam. Assim, somos abençoados. Você crê nisso? Sim. Então, creia e fale. Vamos dar um exemplo do pai Abraão. Todos somos filhos de Abraão. Abraão aprendeu de Deus, a natureza de Deus. Romanos […]