Não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria Justiça. Não é essa chamada Justiça prática? “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus”. Romanos 10:3. Fazendo isso não se sujeitaram a justiça de Deus que é a dádiva da Justiça.
Você percebeu? No momento que você tenta estabelecer a justiça prática, você perde toda a justiça. Deixe-me explicar: não pode ter os dois. Você não dizer: “eu sou justo pelo sangue e justo por minhas obras”. Isso é impossível. Não pode ter os dois. Ou você é justo pela fé e você continua Crendo nisso, não por suas obras, sua performance ou as suas ações.
Você é justo pelo Sangue de Jesus. Quanto mais você acredita nisso, o fruto será a santidade. O fruto é o amor, a alegria, a paz. O fruto é a boa vida mas é essa fé que produz isso. Você não pode deixar isso e dizer: “agora pratico a justiça”. Quando faz isso não se sujeita à dádiva da Justiça.
As pessoas se preocupam com a blasfêmia contra o Espírito Santo. Você sabia que blasfemar contra o Espírito Santo é algo que o Cristão nunca vai cometer? Foi algo que os fariseus cometeram porque viram Jesus em carne e disseram que as suas obras eram do diabo. E Jesus disse: “esse pecado não tem perdão”.
Veja, nas cartas Paulinas não existe Pecado imperdoável. Isso significa que esse pecado é cometido pelos que são descrentes que continuam (perceba palavra “continuam”) a rejeitar Jesus Cristo. Não se preocupe com o pecado imperdoável.
Quando eu era jovem tinha muito medo de cometer esse pecado. Você não cometeu esse pecado e nunca cometerá. Quem está em Cristo nunca comentará esse pecado. Isso nos lembra de outro pecado: “entristecer o Espírito Santo”. Vamos ler Efésios 4:29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Efésios 4:29,30.
Muitos crentes dizem “eu estou triste, o Espírito Santo está triste. Essa mulher tem muita maquiagem”. Ah eh, você fica triste? Quando ver o rosto daquela mulher, o que você tem é ciúmes da beleza dela. O fato é que tudo que eles não gostam, eles dizem “eu estou triste, eu estou triste, eu estou triste, eu estou triste”. Isso não tem nada a ver com que a Bíblia diz.
Você sabe o que é entristecer o Espírito? Veja o contexto “E não entristeçais”, o que quer dizer está ligado ao Versículo anterior. O que diz o Versículo anterior? Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe mas só a que for boa para promover a edificação para que dê graça aos que a ouvem. Veja, as palavras que saem da sua boca, que não produzirem favor imerecido para o seu ouvinte (o que não é graça) entristecem o Espírito.
Palavras torpes aqui não são vulgaridades, não são palavrões. Nós somos contra falar palavrões. Palavra torpe aqui é dizer de alguém algo diferente do que Deus disse que ele é em Cristo. Ou seja, todos vocês são justos em Cristo. Mas se eu dizer: “todos somos podres pecadores”, entristecemos o Espírito. Foram palavras torpes, sem fundamento na Bíblia e não manifestam graça.
Isso entristece o Espírito, que sabe o que Jesus passou para dar a você essa posição. O Espírito Santo se alegra quando falamos: “todos somos justos, somos Santos e inculpáveis aos olhos de Deus”. Ele gosta quando falamos “através de Cristo recebemos o perdão dos pecados”. Aí ele vem e nos abraça. “Você é puro pelo sangue”, quando você diz isso o Espírito Santo se alegra.
Mas pastor, o sujeito errou. O senhor quer que eu o chame de Justo, inculpável, lindo. Minha esposa, pastor, já fez isso por mais de 50 vezes, o senhor quer que eu a chame de linda. Isso se chama “favor imerecido”, “graça”. “Você é linda”. Não quer dizer que ela mereça mas suas palavras devem ministrar favor imerecido. Isso é graça, isso é graça! Tem pessoas que não merecem essas palavras mas ainda assim você diz. Quando você faz isso você demonstra o favor imerecido. Isso traz alegria para o Espírito Santo. Quando as suas palavras não são graciosas o Espírito se entristece.
Não quer dizer que estão cumprindo!
Interiormente você acha que não é tão mal. Assim você vai cair. Porque isso está dentro de você e mesmo que você diga que confessa que Jesus é sua Justiça, interiormente, você não se conhece. Você realmente acha que não é tão mal assim. Que a sua carne é tão ruim. Todos nós temos carne. […]