Porque Deus é um Deus de restituição talvez ele não restitua aquela pessoa de volta mas ele vai restituir alguém melhor. Talvez não restitua a mesma quantidade, provavelmente não vai fazer isso, mas ele vai restituir mais. Porque ele é o Deus do mais.
Hoje eu quero compartilhar com você sobre a restauração e o princípio de Deus para restauração. Vamos ler atos capítulo 3, o sermão que Pedro pregou. Pedro se levantou depois da cura daquele paralítico na porta chamada formosa em Jerusalém.
Pedro ficou de pé e disse isso (Atos 3:20,21) “E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio”. Os céus conterão Jesus até, existe um período de tempo, o céu não vai conter Jesus além desse tempo.
Jesus está voltando irmãos! E os céus contém Jesus até, até o quê? Restauração, restauração de todas, quantas coisas? De todas as coisas. Tudo que foi perdido pelo pecado de Adão e da queda será restaurado. Quanto mais nos aproximamos da vinda de Jesus tudo que foi perdido será restaurado.
O que é essa restauração? O que ela significa? A palavra restauração é uma a palavra grande no grego. Vejamos aqui “apokatastasis”, significa “restauração e não somente da verdadeira teocracia mas também um estado mais perfeito mesmo físico do que existiu antes da queda”.
O que existia antes da queda Deus vai restaurar tudo como era antes de Adão cair e muito mais. Não havia enfermidade antes do homem cair, não havia falta, não havia depressão, não havia divórcio, não havia guerras nem pelejas, não havia morte. Tudo será restaurado!
Hoje vou falar sobre a restauração e como ela pode restituir tudo que você perdeu. Mesmo os anos que você perdeu, que você acha que foram perdidos, Deus pode restaurar. Primeiro vejamos o coração de Deus com respeito a restauração.
Qual é a mente de Deus? Como é seu coração quanto à restauração? O que ele tem em mente? Vejamos êxodo 22 que nos diz claramente “Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas”, Êxodo 22:1.
Na mente de Deus quando a restauração acontece nunca será no mesmo nível. Quando você perde uma ovelha você não recebe outra ovelha. Na mente de Deus você é restituído com algo melhor. Se perdeu algo Deus quer que você receba 7 vezes mais. Se perdeu uma pessoa Deus quer que você receba uma pessoa 7 vezes melhor.
Essa é a mente de Deus, o coração do Pai para você hoje. Como posso ter esta restauração? Veja o versículo 9 “Sobre todo o negócio fraudulento, sobre boi, sobre jumento, sobre gado miúdo, sobre roupa, sobre toda a coisa perdida, de que alguém disser que é sua, a causa de ambos será levada perante os juízes; aquele a quem condenarem os juízes pagará em dobro ao seu próximo”, Êxodo 22:9.
Talvez o que você perdeu esteja na categoria de qualquer coisa perdida. “De que alguém disser que é sua”. Note a afirmação “alguém disser que é sua”. “A causa de ambos será levada diante dos juízes”. No hebraico original a palavra “juízes” é na verdade: “Deus”: “Elohiym”. “Aquele a quem Deus condenar pagará em dobro ao seu próximo”.
Note, em primeiro lugar: se você perdeu algo, precisa saber que perdeu. Mas se continua escutando os sermões que dizem que Deus quer que você seja pobre, Deus quer você doente para humilhá-lo. Existem pessoas que são pobres mas são orgulhosas. Não é porque você está enfermo que é humilde. Tem enfermos temperamentais, raivosos, egoístas. Porque são enfermos.
Quem acredita que a enfermidade é Deus ensinando uma lição, se perguntar: “que lição?”. Eles dizem: “não sei”. Há quanto tempo que tem essa doença? Dez anos! Você é lento para aprender. Se Deus está ensinando uma lição aprendida rápido e fique livre dessa doença. Não meu amigo, você faria o seu filho enfermo? Não faria, muito menos o seu Pai celestial que é infinitamente bom!
A cruz e o Amor!