E esse foi o pagamento excessivo por todos os meus pecados. Pode colocar todos os pecados juntos de todas as pessoas que vivem, viveram e vão viver no mundo, junte tudo e compare com o valor de Cristo. Cristo vale bem mais!
Foi um pagamento excessivo, portanto quando me aproximo de Deus não existe mais consciência do pecado: sacrifício perfeito é igual a consciência perfeita!
Meu comportamento não é perfeito mas minha consciência é, minha consciência tem que ser tão perfeita quanto o sacrifício. Digamos que o meu benfeitor pagou toda a minha dívida e eu ainda não acredito que ele pagou, a dívida vai permanecer na minha consciência se eu não acredito que ele pagou? Sim!
Muitos crentes estão nessa posição, eles não creem que foi pago. Por isso se aproximam de Deus com a consciência do pecado. Se aproximam de Deus cheios de dúvida, se são aceitos, tentam impressionar a Deus com as suas obras e realizações no lugar de descansar no que Cristo fez (e o que Cristo fez produz boas obras não obras mortas).
A bíblia diz que os adoradores, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais se sentirão culpados dos seus pecados. Vejamos as três coisas importantes: no versículo 3 diz que nos sacrifícios existe uma recordação anual dos pecados. Quando sempre que nos aproximamos de Deus falamos dos nossos pecados, não é isso uma recordação?
Você vai a Deus e sonda seu coração para buscar pecados e depois de sondar, vê tantas coisas que não tem forças para adorar! Você tem que olhar para aquele que fez possível que nos aproximemos com sincero coração e plena certeza de fé!
Olhamos para o nosso coração ao invés de olhar para ele. Você sabia que as pessoas que foram mordidas pela serpentes no deserto, se olhassem para as suas feridas e como estavam feias, não teriam sobrevivido! Não teriam sobrevivido! Por isso Deus disse que teriam que olhar para a serpente de bronze, na cruz.
E Jesus disse a Nicodemos: “como Moisés levantou a serpente o filho do homem precisa ser levantado”! Olhamos para ele e vivemos. Mas algumas pessoas não acreditam! Mas Pastor, o senhor fica falando para as pessoas olharem para Jesus, temos que manda-las a realizarem algo, fazerem algo para o Senhor Jesus, isso é santidade! Para eles as obras são santidade mas o livro de efésios em seis capítulos, você sabia que os primeiros três capítulos dedicam-se unicamente a dizer quem somos em Cristo e o que temos nele. Os últimos três capítulos falam do amor dos maridos, a submissão das mulheres, os filhos obedecerão dos pais, os senhores dando que é justo (falando para os empregadores), depois fala sobre a batalha espiritual. Tudo isso: os últimos três capítulos vem depois de você se deliciar nos primeiros três capítulos!
O primeiro dever do homem para com seu Deus é se alegrar com aquilo que ele dá e se alegrar com aquilo que Cristo fez! Alegrar-se é obedecer! Usufruir é obedecer! Seu primeiro dever da fé é usufruir o que Cristo fez e o sangue de cristo trouxe para tão perto de Deus e você tem que reconhecer essa proximidade!
Mesmo quando você está dirigindo você não precisa tentar forçar a sua mente para se aproximar de Deus, Deus já está perto de você dentro desse carro! Não são suas obras, suas boas obras ou a falta delas. As obras más não afastam você e suas boas obras não aproximam você de Deus. O que aproxima é o sangue de Jesus Cristo!
O outro dia eu e minha esposa vivos um acidente (eu acredito que quando Deus permite que você veja um acidente é porque ele quer que você ore, eu não precisei entrar numa atmosfera especial: “Pai, eu confesso todos os meus pecados”, também não fechei meus olhos, se não seria outro acidente! E orei e disse: “Senhor, poupe a vida desse homem, que ele conheça o salvador Jesus”. Ele está próximo!
O primeiro dever do homem para com Deus é usufruir o que Deus fez na vida dele! Assim os primeiros três capítulos de efésios nos falam do que Deus nos fez para ser em Cristo, então tem que amar sua esposa, então se submeter ao seu marido, então obedecer seus pais e assim por diante! Amigo, a não ser que eu saiba qual é o meu saldo no banco eu não posso gastar!
O perdão dos pecados!
É preciso ouvir muito sobre o perdão dos pecados! Porque quando ouvem falar do perdão dos pecados, quanto mais escutam, mais elas serão inconscientemente santas! Quando você escuta que foi perdoado você perdoa os outros: é santidade prática! Quando sabe que foi perdoado de uma dívida de 1 milhão, você não vai cobrar uma dívida […]