No antigo testamento não podiam dizer “amém”. Diziam “amém”, não me entenda mal. Mas pela lei da primeira menção, a primeira menção da palavra “amém” na bíblia foi para a maldição. Assim as primeiras 13 referências no antigo testamento tinham a ver com a maldição: falavam da maldição.
Em deuteronômio 28 nós lemos à respeito das bênçãos. Mas em deuteronômio 27 diz “maldito o homem que fizer imagem de escultura e todo o povo respondendo dirá…” (amém – não diga) você foi redimido disso. Maldito todo aquele que desprezar o seu pai e sua mãe e todo o povo dirá “amém”. Nos versículos seguintes fala “maldito maldito” e no versículo 26 fala assim “maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei não as cumprindo e todo o povo dirá” (amém).
Paulo cita isso em gálatas dizendo que “aqueles que são das obras da lei são malditos”. Ele estava citando esse verso.
Ele disse “se quiser aguardar um, tem que guardar todos ou então estará debaixo de maldição”. Alguns dizem que devemos comer comida “Kosher”, temos que cumprir isso ou aquilo, temos que vestir um manto de oração mas não são circuncidados. Por que? Quer cumprir um, tem que cumprir todos.
Dessa forma se referia às maldições e isso aconteceu até o último versículo do 27. No capítulo 28, onde estão as bênçãos, não existe “o amém”. O que aconteceu foi: Moisés dividiu as tribos em seis e seis. As primeiras seis pronunciaram as bênçãos, as outras seis as maldições. Os posicionou em duas montanhas: as bênçãos no monte Gerizim, as maldições no monte Ebal.
O interessante é que Deus nos os mandou dizer “amém”. Eles disseram “amém” somente para as maldições. Não disseram “amém” para as bênçãos porque não podiam cumprir os estatutos e as leis de Deus. Assim, ficaram as maldições. Cristo nos libertou da maldição da lei.
Você notou que o monte Gerizim é monte da benção e no monte Ebal descobriram o altar de Josué. O altar que ele mesmo construiu após as maldições serem pronunciadas. Descobriram esse altar. Ele é feito com grandes pedras, pedras inteiras ou seja: não são cortadas por mãos humanas. Tem estado aqui desde aquela época. Nós vimos
esse altar e o incrível que o monte Gerizim está do outro lado: se gritarmos daqui se escuta lá no vale. Mas não existe altar no monte Gerizim, o monte da benção. O altar está somente no monte Ebal, o monte da maldição.
Por que não existe altar lá, somente aqui? Porque somente no monte da maldição necessitamos redenção! Deus não nos redimiu das bênçãos, nos redimiu das maldições As bênçãos se mentem nas nossas vidas. Nós fomos redimidos da maldição mesmo quando falhamos nós somos redimidos da maldição.
Não existe maldição sobre você. As primeiras treze vezes que o amém foi mencionado no antigo testamento falava de maldição. Eles não podiam dizer “amém” para as bênçãos até que Cristo veio e todas as promessas de bênçãos se cumpriram em Cristo. E nós estamos nele, por isso que Deus quer que façamos é dizer “amém”.
Existiram dois indivíduos. Um foi Zacarias (os nomes tem significado: o nome Zacarias significa Deus se lembra) e ele se casou com Isabel (Isabel em hebraico é Elizabeth: Eli quer dizer Deus, Beth quer dizer promessa). Zacarias casou com Isabel: Deus lembra suas promessas e gerou João: Johanan. Isso é lindo. É assim que começa o novo testamento com a história de Zacarias e Isabel.
Estavam velhos e um anjo apareceu quando havia chegado o seu turno de queimar o incenso. Que era uma função muito importante no templo naquela época. E quando queimava incenso o anjo Gabriel apareceu e prometeu-lhe um filho. Mas a resposta de Zacarias foi essa “como eu saberei”, diz “como eu estarei seguro, como saberei se é verdade”.
Se um anjo do céu dizer é melhor que acredite. Gabriel disse “eu sou Gabriel, que ministro da presença de Deus “você
vai ficar mudo por um tempo”. Vai ficar mudo por um tempo até que o filho nasça. Deus sabe o poder das palavras. Deus então fechou sua boca para que ele não falasse nada e estragasse o processo até que João nascesse. Sua boca se abriu quando ele escreveu “Johanan”, que quer ser “graça de Deus”. A graça sempre abre as bocas.
Davi fala dessa justiça da graça!
Graças a Deus que a bíblia tem o seu próprio comentário sobre a justiça. Vamos analisar as duas bem-aventuranças da justiça. Veja que são duas bem-aventuranças. A primeira bênçãos está no versículo 7: Davi está descrevendo agora “bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoados e cujos pecados são cobertos”. Assim, a primeira benção são os pecados […]