Eu gosto do que Charles Spurgeon disse “crer certo produz sempre viver certo” e não o contrário. Se você crer certo o pecado perderá seu poder na sua vida. Assim o que você precisa saber agora é o que realmente diz a palavra de Deus. Deus diz que você é abençoado porque quando você peca, Deus não imputa pecado sobre você. Por que Deus comprometeu o seu padrão? Deus diminuiu a sua santidade? Não.
A razão de por que Deus não imputa nossos pecados é porque Deus os imputou sobre Jesus há dois mil anos atrás quando Seu filho foi pendurado na cruz. Existia um tempo quando Deus imputou todos os seus pecados no corpo do Seu filho e não somente isso, Deus puniu Seu filho pelos nossos pecados. E a maldição da lei O açoitou e O açoitou, caiu sobre ele, simbolizado pela coroa de espinhos até que toda a maldição da lei foi satisfeita.
E a lei não tinha nada mais para cobrar de nós, nada. Tudo foi pago. É por isso que somos redimidos da maldição e hoje ao invés de nos imputar pecados, Deus imputa a justiça. Davi descreve “bem-aventurança daqueles a quem Deus imputa a justiça ao invés do pecado, não pelas obras”.
Existem pessoas que creem que Davi está falando dele mesmo aqui. Existem até mesmo alguns eruditos que pensam que Davi está falando dele mesmo: ele não disse “bem-aventurados sou eu”, disse “bem-aventurados são aqueles”. Bem- aventurado é o homem. Veja bem, a quem ele se refere? Ele viu você aqui dentro da nossa igreja adorando nesse auditório. Ele viu o futuro, ele viu um grupo de pessoas que viveria depois da cruz e da ressurreição.
Ele viu aqueles beneficiados pela morte do seu filho, aqueles lavados pelo seu sangue, ele pensou neles e ele os invejou. Ele gostaria de ter sido eles e nós queremos ser ele. Ele queria ter vivido na nossa geração. Ele disse “bem-aventurado o homem” porque ele nos via como bem-aventurados e ele nos invejava. Porque os pecados dele foram imputados a ele: Deus o puniu na questão de Bate-seba quando ele cometeu adultério e mandou matar o marido da mulher, a bíblia diz. Deus foi forte com ele. Deus o puniu.
A punição foi temperada com a misericórdia, eu concordo com isso, Deus foi misericordioso mas ele assim mesmo o puniu: seu filho morreu e o seu reino também foi dividido. Mas o fato é esse, a verdade é essa: definitivamente Davi não falava de si mesmo aqui, porque ele não foi o homem a quem Deus não imputava o pecado. Mas a biblia nos dá uma dica muito grande.
Se você quer conhecer mais a justiça de Deus o profeta Miquéias, ele disse (Miquéias 6:5) “povo meu ora, lembra-te da consulta de Balaque, rei de Moabe, e o que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, desde Citim até Gilgal para que conheças as justiças do Senhor”. E como estamos estudando sobre a justiça de Deus, Deus diz assim: “se você conhecer a história de Balaque e Balaão você saberá sobre a justiça de Deus”.
Existe alguma coisa nessa história que vai nos ajudar a entender sobre a justiça de Deus. Quantos conhecem a história de Balaão e Balaque? Ambos são do oriente médio. O que aconteceu foi isso: Balaque era rei de Moabe e Balaque viu os filhos de Israel de cima do monte. Ele viu que eles vinham pela terra de Moabe que hoje é a Jordânia. Eles iam cruzar a terra dele e ele teve medo porque escutou dizer como Deus era com eles e todas as vezes que lutavam com seus inimigos eles venciam. Não por causa deles mas porque Deus era com eles.
Agora, Israel era uma nação ordeira, eles não lutavam com nenhum país, a não ser que eles lutassem contra eles. Eles queriam passar pacificamente e se Balaque fosse inteligente os deixaria em paz. Daria para eles comida e bebida, porque aqueles que abençoam Israel são abençoados mas ao invés disso ele disse: eu vou destrui-los. Eu não vou deixar que eles passem pela minha terra e sabe o que ele fez? Ele contratou um mágico profissional. Um mago para vir amaldiçoa-los e ele era um assassino profissional.
Esse sujeito era altamente preparado e tinha fama mas ele não era um mago qualquer como esses que você vê na televisão mas era um feiticeiro mesmo. O que ele abençoada era abençoado e o que ele amaldiçoava era amaldiçoado. e esse homem tinha uma fama e ele conhecia à respeito do Senhor mas não O conhecia pessoalmente. Deus era contra Balaão.
Balaão depois morreu com uma morte muito trágica mas dessa vez Balaque trouxe Balaão, e ele disse “eu vou te dar riquezas, eu vou dar dinheiro se você amaldiçoar esse povo. Assim Balaão fez isso: eu amaldi- abençoou, e a sua boca torceu no lugar de amaldiçoar, abençoou. A bíblia diz isso “quando ele foi a amaldiçoar, sua maldição se tornou uma benção”. E Balaque disse “eu paguei você para amaldiçoar, o que você tá fazendo? você está abençoando-os”. Eu não pude fazer nada, foi minha boca.
O crente nunca perde a justiça, foi Jesus que deu!
Eu vou fazer outra declaração radical: “você não perde a justiça”. Mesmo quando peca. Porque você nunca recebeu por obras. Como perderia por obras? Foi Jesus que deu! A culpa é sua, porque você recebeu Jesus. Agora você é eternamente justo. Você é o culpado. Você encontra pessoas, especialmente crentes, que não entendem a dádiva […]