Você vai entender Hebreus 10, verso 26 que diz “se pecarmos intencionalmente após termos recebido o conhecimento da verdade não resta mais sacrifício pelos pecados”. O que é pecar intencionalmente? Todos os pecados são intencionais mas pecar intencionalmente é rejeitar o senhor Jesus Cristo.
A epístola foi para os hebreus. Esse povo sabia que Jesus era o messias e ainda assim viraram suas costas para o messias. Não somente isso: viraram as costas para o messias, voltaram para o sacrifício do templo após receber o conhecimento da verdade. Veja bem que não é a verdade mas o conhecimento dela. Eles ouviram o evangelho e viraram suas costas para Jesus. Rejeitaram a luz e voltaram para as trevas. Para tais pessoas não resta mais sacrifício pelo pecado: Jesus é o único sacrifício!
Muitos pregam que pela moralidade alcançamos a Deus, fazendo o bem alcançamos a Deus, pela nossa performance alcançamos a Deus mas isso não é verdade. O padrão de Deus não é tão baixo. Deus é um Deus perfeito. Sua justiça total, Sua santidade é imaculada, plena. Ele é a perfeição em pessoa, você acha que as nossas obras alcançam esse padrão? Não! Mas Deus nos amou e veio aonde estávamos. Como Jesus que desceu do monte e purificou o leproso.
Se ele não nos houvesse encontrado estaríamos perdidos. Isso é amor, assim sendo o pecado voluntário é a rejeição de Jesus. Para tal pecado não resta mais nenhum sacrifício. Para esse pecado não existe mais sacrifício porque Cristo é o sacrifício maior. Por tanto você e eu não precisamos ter medo. Se somos salvos não precisamos temer cometer o pecado imperdoável, o pecado voluntário, isso não acontece.
Você não se alegra que Deus colocou todos nossos pecados na categoria dos pecados não intencionais? Pedro quando pregou em atos 3 falando para os judeus ele disse assim “vocês mataram o autor da vida a quem Deus ressuscitou e o fez o príncipe da casa de Israel, o líder da casa de Israel. Eu sei que vocês agiram por ignorância”. Ele falou conforme a oração de Jesus e entregou-o para eles a misericórdia.
O homicida, caso você esteja pensando “nunca cometi homicídio”, aqui fala de todo pecado e nós somos todos pecadores. Somos homicidas, quantos entendem isso? Matamos nos nossos pensamentos, corações e mentes. Todos somos pecadores, todos nós. Jesus disse que quando olhamos para uma mulher a desejando, cometemos adultério. Não precisa ser físico.
O padrão de Deus é a perfeição, por isso todos somos culpados. Mas isso é bom, quando somos todos culpados todos
qualificamos para a salvação. Os que não são culpados não qualificam para a salvação. Quando Jesus veio uma das coisas que O acusaram: os fariseus O viram comendo com os marginalizados, com os publicanos, prostitutas e pecadores. Foi isso que os fariseus disseram pensando que seria um insulto mas Deus o transformou no monumento da graça.
Eles disseram “ele é amigo dos pecadores”. Que tributo glorioso ao nosso senhor Jesus: ele é amigo dos pecadores. Ele é amigo dos pecadores. E Jesus olhou para eles e disse “os sãos não precisam de um médico mas os doentes”. Isso é glorioso. De certa forma todos somos doentes e precisamos de Jesus. Nós somos os homicidas. Existia uma alternativa para os homicidas. Voltemos a Josué 20, a bíblia diz “pode fugir para a cidade de refúgio e proteger-se do
vingador da vítima”.
Naquela época, se você cometesse homicídio, mesmo sendo sem intenção, um parente do assassinado tinha o direito de matar você. Sangue por sangue. Era chamada a justiça. Deus não se alegra com a injustiça ou o universo desmoronaria. Deus é justo, sem justiça tudo se desintegraria. Deus não se satisfaz com a injustiça, Deus se satisfaz com Hesed, misericórdia, graça, bondade.
Deus não quer “olho por olho, dente por dente”. O mundo não entende a graça. O único lugar onde se entende a graça é na casa de Deus, na igreja. O mundo diz se coçar minha costa eu vou coçar a sua costa, se me bater vou lhe dar uma grande surra. É assim que eles pensam, não entendem a graça. O mudou não entende a graça por isso a graça tem que ser ministrada pela igreja.
Mas Deus se agrada na graça. A lei foi dada por Moisés mas graça e verdade vieram por Jesus Cristo. Graças a Deus não estamos sob a lei, não estamos sobre Moisés, o servo, mas sob Jesus, o filho. Graça e verdade vieram por Jesus Cristo. Glória a Deus!
Cristãos cientes da justiça têm prosperidade!
Você sabia que tem crentes que não acreditam na prosperidade? E muitos que são contra a prosperidade tem muitas casas, têm quatro carros mas são contra pregarmos sobre a prosperidade. Algo está errado, uma coisa dizer e outra é viver. O fato é esse: sabe que Deus quer que você prospere? Deus não quer que […]