Nós estamos começando a ver as promessas de Deus no salmo 91 e a próxima promessa “Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel”. Aqui nós temos uma figura de Deus como uma águia. Em muitos outros textos se fala dele como uma águia.
“Ele cobrirá com as suas penas e debaixo das suas asas estarás seguro”. Devemos usar a linguagem das escrituras. Quando a bíblia diz que Deus quer ser águia para proteção, devemos perguntar por que? Por que? Por que uma águia? Logo depois diz “a sua verdade é escudo e broquel”. Escudo é uma proteção grande que cobre a sua frente mas broquel é um escudo interessante que parece que no encaixa bem aqui nessa situação.
Os escudos eram usados pelos romanos para proteger a frente. Na verdade a primeira menção de escudo está na história de Davi e Golias: quando Golias foi para o vale de Elah e ele tinha um soldado carregando o seu enorme escudo. Ninguém menciona o que esse homem fez quando Golias morreu, deve ter fugido. Esse é o escudo para proteger a frente.
Mas o broquel era o escudo que envolvia à pessoa. Cobria ao redor da pessoa, como nos tempos antigos existia os fortes que protegiam ao redor de toda a cidade. Broquel, interessante, sua verdade será escudo e broquel. Agora, quantos sabem que a bíblia diz que a lei foi dada por Moisés mas graça e verdade vieram por Jesus Cristo? É por isso que precisamos viver as promessas do Salmo 91.
Você não pode estar sob a lei, porque todos os nomes de Deus nos primeiros versículos: “El ‘Elyon”, “El Shaddai” foram promessas a Abraão. E Abraão não vivia debaixo da lei. Aqui nós temos a graça e a verdade porque a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo e não esqueça graça e verdade no grego “vieram por Jesus Cristo”, literalmente
está no singular que significa graça e verdade são um.
Deveria ser plural mas não é, assim graça é verdade são como água e molhado. Você não pode tocar na água sem se molhar. Não se pode falar de graça sem falar de verdade. É incrível e eu não posso entender porque no corpo de Cristo muito se fala à respeito do favor mas favor é graça.
Ah, não pregamos a graça pegamos o favor, amigo “caris” é favor. Favor e graça são a mesma coisa. Se fosse olhar na versão amplificada todas as vezes que fala de graça e paz fala de favor imerecido. Favor imerecido é graça. Se pregar em algum lugar que as pessoas não aceitam a graça pregue sobre o favor e ainda vai pregar sobre a graça. A verdade é essa.
Essa analogia aqui de Deus cobrindo com as suas penas, está sob as suas asas, que a sua verdade é escudo e broquel, eu vou provar para vocês que asas de águia são uma figura da graça e da verdade. Assim nós temos “hesed v’emet”: graça e verdade no antigo testamento.
Sua “hesed” se renova a cada manhã. A palavra “hesed” é misericórdia em algumas bíblias. Em algumas tradições como a NVI é “amor”, se renova toda manhã. É óbvio que mesmo os tradutores não sabiam como lidar com essa palavra: é muito rica “hesed”. Assim em alguns lugares é amor no outros é misericórdia, mas em Israel hoje existe o novo testamento em hebraico.
E o examinei o novo testamento e perguntei ao meu amigo para abrir João 1:17 onde diz que “a lei foi dada por Moisés e graça veio por Jesus”. Eu olhei, eu conheço um pouquinho, e eu vi que é “hesed v’emet”. A mesma hesed que vem “das misericórdias que se renovam todas as manhãs”.
Davi diz “sua ‘hesed’ é melhor do que a vida”. Que hesed veio por Jesus Cristo e é a verdadeira hesed. Aqui uma vez mais nós temos “hesed v’emet” e como eu sei? Porque a palavra “penas” é “ebrah” em hebraico e sob suas asas é “kanaph”. “Kanaph” é interessante porque no último capítulo no livro de Malaquias diz que “aqueles que temem o meu nome, sobre eles brilhará o sol da justiça e trará a salvação debaixo das suas asas. Asas é “kanaph” literalmente. Hoje os rabinos dizem que o manto da oração é o “kanaph”, as assas.
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