O vingador da vítima hoje, quem é? Quando você faz algo errado hoje, é incrível! Mesmo uma criança, mesmo os pecadores quando fazem algo errado sabem que de alguma forma alguma coisa ruim vai acontecer. Como se alguém os perseguisse bem na cola. Alguém os perseguindo pelo mal que fizeram. Até pecadores sentem isso: a consciência deles não os deixa em paz.
O vingador da vítima está vindo contra mim. O vingador da vítima é a justiça de Deus exigindo pagamento daquele que errou. Mas no nosso caso Jesus morreu e o seu sangue (não o nosso) foi derramado e o seu sangue nos purifica de todo pecado.
Assim Jesus tornou-se culpado por nossos pecados e todos os julgamentos de Deus caíram sobre Jesus e foi consumado plenamente na cruz. Deus planejou assim para que sua justiça fosse derramada legalmente e justamente. Assim o vingador da vítima perseguia o homicida, um parente perseguia com um machado e o homicida corria, corria para a cidade de refúgio.
Existiam seis cidades, vejamos (Josué 20:1-8) “quando o homicida fugir para uma das cidades terá que se colocar junto à porta da cidade e expor o caso às autoridades daquela cidade. Eles o receberam e lhe darão um local para morar”. As seis cidades de refúgio eram cidades que pertenciam aos levitas bem como ao sacerdote.
Sacerdotes e levitas naquela época eram pessoas que serviam ao Senhor em tempo integral. Hoje os levitas e sacerdotes somos nós. Jesus nos fez reis e sacerdotes. Não é somente para aqueles que trabalham em tempo integral. Não é somente para pastores e missionários mas para todos.
Veja bem, de certa forma se aplica a eles mas todos nós somos sacerdotes. O que é o sacerdote? É aquele que pega uma mão, a do pecador, e pega a mão de Deus e os une. O sacerdote é aquele que entende Deus, que conhece as exigências de Deus e sabe cumpri-las. Ele entende as coisas de Deus, ele traz o povo a Deus. Mas o sacerdote também ministra louvor e adoração. Vocês são reis e sacerdotes. São sacerdócio real.
Assim, essas seis cidades de refúgio pertenciam aos levitas e aos sacerdotes que serviam em tempo integral e eles recebiam este que era homicida. Isso não é incrível? Ele acaba lucrando! É impossível usufruir aquilo que pertence ao sacerdote.
Eu vou parar para dizer que o sacerdote e os levitas vestiam as melhores roupas de linho fino. O linho era um tecido de luxo. Os homens comuns não usavam o linho. O linho é um tecido que o mantém fresco no calor e o mantém aquecido no frio. Uma criação maravilhosa! Se você se veste de linho permanece fresco. Deus não quer que os seus
ministros fiquem suados. Deus não quer trabalho, esforço humano, Deus quer que o sacerdote se vista com puro linho.
Ele quer que você se vista bem. Deus quer que você se vista bem com o coração fervente, coração aquecido. Como em Emaús mas não com um coração frio, quente mas ser suar. Coração quente, mente fresca. O sacerdote se vestia bem e vivia bem. Viviam no melhor. Vamos ver isso em números 35, “seis das cidades que vocês derem aos levitas serão cidades de refúgio para onde poderão fugir que tiver matado alguém além disso deem a eles outras 42 cidades”.
Os levitas tinham 48 cidades, seis delas cidades de refúgio. Eram cidades e a maioria das cidades de refúgio estavam nas montanhas. Os sacerdotes e levitas viviam nas montanhas. E eles vestiam a melhor roupa e viviam nos melhores lugares. E hoje nós somos sacerdotes e levitas, todos nós! Não somente isso, eles comiam o melhor.
Vejamos o que lhes pertencia, números capítulo 18 “também dou a você e a seus filhos e filhas (Jesus e o seu povo
sacerdotal) as contribuições de todas as ofertas ritualmente movidas apresentadas pelos israelitas”. Deixe-me explicar o que é isso: quando alguém trazia ofertas a Deus, normalmente era um cordeiro. O cordeiro era imolado e o peito do cordeiro era assado. O sacerdote pegava o peito e movia assim diante do Senhor para que Deus aceitasse.
O que significa o peito? O amor. O amor do sacrifício é Jesus. O cordeiro do sacrifício tipifica Jesus. Deus gosta de ser lembrado do amor de Jesus por todos nós. Quando você declara: “Jesus me ama”, você agrada a Deus. Todas as vezes que você lembra a Deus como Jesus o ama e como Jesus nos ama, você agrada a Deus. Essa era a oferta movida.
A outra oferta era a coxa direita do cordeiro. A coxa é a parte mais forte do corpo, assim como o peito representava o amor, a coxa representava a força e o poder. Assim a coxa do animal não era movida, era alçada. Está dando para perceber? O que você vê? A cruz! Deus gosta de ser lembrado do que seu filho fez por nós. Deus não é esquecido mas ele gosta de ser lembrado.
A Ceia do Senhor na Igreja
Por isso que a criação tem caído. Quando o homem pecou, ele perturbou o descanso de Deus. Deus teve que trabalhar de novo na redenção do homem. E o único descanso que Deus tem agora é o descanso no seu filho e naquilo que seu filho fez na cruz. Os requisitos de Deus foram preenchidos. […]