Por isso que a criação tem caído. Quando o homem pecou, ele perturbou o descanso de Deus. Deus teve que trabalhar de novo na redenção do homem. E o único descanso que Deus tem agora é o descanso no seu filho e naquilo que seu filho fez na cruz.
Os requisitos de Deus foram preenchidos. Toda a sua santidade, toda exigência de todos nós, (ele é justo), os requisitos divinos sobre todos nós, até os requisitos da lei, todos foram cumpridos pelo sangue de Jesus. E Deus não está só satisfeito mas infinitamente alegre pelo que Jesus fez.
Você deve conhecer aquele que fez a obra. A qualidade da obra depende daquele que fez. Até a qualidade daquilo que possuímos. Jesus fez a obra e se ele fez, então é perfeita. Jesus levou suas dores e é por isso que fala “ele mesmo tomou, certamente ele carregou”. A ênfase está nele, que carregou.
“E no primeiro dia da semana, no domingo ajuntando-se os discípulos para partir o pão” (Atos 20:7). Na igreja primitiva eles se ajuntavam para partir o pão. Quem estava lá? Paulo, primeiro nome “Paulo, que havia de partir no dia seguinte falava com eles e prolongou a prática até a meia-noite”. Era um domingo e Paulo pregava e eu quero que você preste atenção nesse versículo 6, estavam em Trôade. Todo isso aconteceu em Trôade. “Onde estivemos sete dias”.
Paulo, tenho certeza que partiu o pão muitas vezes em muitas casas mas ele esperou até o domingo onde todos os crentes que estavam ali de alguns lugares até mesmo das cidades ali de perto. Cidades que eram vizinhas viriam até aquele lugar na igreja. Viu isso? E Paulo esperou por sete dias. Paulo na verdade estava com pressa. Ele nem ficou em Éfeso, aquela cidade de Éfeso, ele passou por ela porque ele estava indo para Jerusalém mas ele parou ali e ficou sete dias e se uniu com os crentes para partir o pão.
Então pense sobre a igreja primitiva: eles sabiam da importância da Santa Ceia. Eles sabiam que era importante fazer isso juntos. Sim, você pode fazer isso em casa, eles partiam de casa em casa. Mas faziam também juntos. A igreja se esqueceu disso. Quando a igreja se une é para ouvir a pregação. Quando a igreja se une é para adorar, eles dizem. Quando a igreja se une, dizem que é para todo crente poder exercitar o sseus dons.
Tudo isso é verdade é bom, isso é parte da igreja mas a razão número um pela qual a igreja primitiva se unia não era nem mesmo para ouvir a pregação e tinham o melhor, Paulo. Tinham o melhor pregador de todos mas não diz que se uniram para ouvir Paulo mas se uniram para partir o pão. Mesmo Paulo estando lá.
Paulo passou por ali e podiam falar “vamos ouvir Paulo” mas não, se uniam para partir o pão. E em primeira coríntios 11 quando fala da Santa Ceia diz aqui (Paulo escreveu isso para poder repreendê-los – ele disse) “de sorte que quando vos ajuntais no lugar não é para comer a Ceia do Senhor porque comendo cada um toma antecipadamente a sua própria ceia, assim uns tem fome e outros se embriagam”. Então se esqueceram do propósito da santa ceia, se tornou numa sessão de bebedice.
Ele repreendeu isso e disse “olha, quando vos ajuntais (e ele coloca ainda muito bem dizendo em um lugar, isso é a igreja) é para participar da santa ceia mas vocês não estão fazendo isso”. E é o que muita gente faz hoje. Você entende por que tomar a santa ceia?
Eu não estou dizendo que nós somos exatamente como a igreja primitiva mas estou falando que assim que eles faziam. De fato ele ficou irado porque não estavam fazendo. Vocês não se ajuntam para tomar a santa ceia. Vamos voltar a atos 20 diz que se ajuntavam para poder partir o pão. Não se esqueça: este era o propósito.
Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falou com eles e prolongou a prática até a meia-noite. obviamente se Paulo estava falando você gostaria de ouvir cada mistério que estivesse sendo revelado. De como quando Paulo foi até o terceiro céu, Paulo disse que ouviu coisas que não dá para falar.
E Paulo foi aquele para quem Deus deu três quartos das revelações da igreja, da nossa posição em Cristo. A expressão em Cristo, nele, o que temos nele. As bênçãos que temos agora Paulo recebeu a revelação disso como nenhum outro. Toda a bíblia foi inspirada por Deus mas olha: uma declaração da serpente para Adão e Eva “vocês não vão morrer”. Está realmente escrita mas não é a verdade.
Não é que a bíblia inteira de a à z é a verdade que precisamos. Olha cuidado com isso, onde encontramos a verdade que nos liberta? Sim, toda palavra é inspirada. Deus soprou nela, é o sopro de Deus. É uma grande palavras no grego Deus soprou em cada palavra.
Atentando para o invisível
Entrando em um novo tempo, agora todos em volta estão sendo abençoados. E eu quero te dizer estamos trazendo a benção. A benção está onde você está. Então, até a sua tribulação está produzindo para você um peso eterno de glória mui excelente. Para que as suas palavras carreguem peso. Quer dizer que todo o […]