Ainda não entendemos que os nossos pecados foram perdoados. Se você olhar para a Nova Aliança, que foi mencionada primeiramente em Jeremias 31 e também no Novo Testamento, está explicado de uma forma melhor em Hebreus no Capítulo 8 e também no capítulo 10, nos fala do que a nova aliança é.
E muitas pessoas reconhecem mais a lei, a aliança da lei do Monte Sinai do que conhecem a nova aliança. E quando se trata da Nova Aliança que Deus falou para o profeta Jeremias, sobre essa aliança, e Jeremias falou sobre isso no Capítulo 31, diz que a nova aliança Deus falou, nessa nova aliança, que não é como a antiga aliança: quando eu os tirei do Egito.
Seja o que for não vai ser a mesma aliança. Deus falou dessa maneira. Então vamos ver essa nova aliança. Isso está em Jeremias 31. Eu acho que você tem que entender isso. É uma nova aliança e nós colocamos aqui no rolo para você: um estilo diferente. Era assim naqueles dias e aqui está escrito “Eis que dias vem diz o Senhor em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá, não conforme a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito”.
“Porque eles invalidaram a minha aliança”. Esta é a aliança do Monte Sinai, a aliança de Moisés, a aliança dos dez mandamentos. Mais 613 mandamentos que vieram depois. “Porque eles invalidaram a minha aliança apesar de os haver desposado diz o Senhor”.
“Mas esta é a aliança (a nova aliança) que farei com a casa de Israel depois daqueles dias diz o Senhor. Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo e não ensinarão mais cada um a seu próximo nem cada um a seu irmão dizendo conhecei ao Senhor porque todos me conhecerão desde o menor até o maior deles”.
Por que? “Porque lhes perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei do seus pecados”. Nunca mais me lembrarei. Hebreus 10:15-17 nos fala que também o Espírito Santo nos testifica “porque depois de haver dito Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias diz o Senhor porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em seu entendimento e aqui diz, acrescenta, e jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades”.
Eu vou te mostrar a Nova Aliança, a clausula da Nova Aliança, três cláusulas e depois uma outra cláusula. Diz assim, Deus disse “eu porei a minha lei”. Ou seja, você já percebeu que Deus quer te guiar por dentro? Você ouve alguém dizer, um crente falar, “Deus falou comigo”, ele disse isso.
Ele me deu direção, colocou esse meu coração. É Deus escrevendo no seu coração e não é incrível saber que Deus pode escrever no teu coração aquilo que ele quer que você faça? Ele escreve sua vontade no seu coração. “Porei a minha lei no seu coração e as escreverei no seu entendimento”. Te guiando por dentro. É a primeira cláusula.
Como receber isso? Vamos ver o que é a segunda cláusula diz “pois eu serei o seu Deus”. Essa frase “eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” quer dizer “eu serei o Deus da provisão e vocês serão um povo que não tem falta de nada”.
Eu terei o Deus que estende a minha mão forte para proteger o meu povo e vocês serão um povo protegido. Eu serei o Deus que cura e você será curado entre os povos da terra. Isso fala do Sobrenatural, isso está falando de toda a grandeza e Soberania de Deus nos abençoando de tal forma que vão nos invejar pois pertencemos a ele.
Eu serei seu Deus e vocês serão o meu povo. A próxima “todos me conhecerão, desde o menor até o maior”. “Ninguém ensinará, conheça ao Senhor”. Ninguém vai ensinar desta forma, “todos me conhecerão por dentro”.
E se conhecer ao Senhor não é como uma classe que ensina na escola. Não é assim que conhece o Senhor. Essa palavra é “ginósko”, é “conhecer por experiência”. Mas todos me conhecerão de forma intuitiva. É a palavra “eido” no grego, que é “conhecer o Senhor lá dentro”. Do menor até o maior. Sabe o que nos dá esse conhecimento do Senhor?
O que nos faz ter a direção lá dentro? O que faz de Deus ser o nosso Deus e nós sermos o povo dele? Sabe o que é? A última cláusula: “porque, porque, tudo depende deste porque”: “eu terei misericórdia das suas maldades e dos seus pecados eu não me lembrarei mais”.
Houve um tempo no Monte Sinai que Deus se lembrava do pecado. Ele disse “eu não me esquecerei dos seus pecados, visitarei seus pecados até a terceira e quarta gerações”. Ou seja, Deus não ia esquecer, ele ia visitar, mas na Nova Aliança Deus disse “não me lembrarei dos seus pecados”.
Ou seja, eu não vou ficar pensando. Porque a palavra “lembrar” é também “ficar pensando” no grego. Eu não vou pensar, ele disse “eu não vou ficar pensando nos seus pecados”. Mas não lido com você baseado no pecado mas eu lido com você baseado no meu filho.
Ou seja, “não me lembrarei dos seus pecados” quer dizer “não visitarei a você ou ao seus filhos, aos filhos dos seus filhos, para puni-los ou para te punir”. Eu não me lembrarei de seus pecados nunca mais. Por que? É porque Deus está pegando leve com o pecado? Não, não.
Deus é santo, três vezes Santo. Mas é porque na cruz ele lembrou dos seus pecados e dos meus pecados, cada um dos nossos pecados, Deus se lembrou deles no corpo de Jesus Cristo. Que levou os nossos pecados e ele foi condenado e punido no nosso lugar. E porque ele concluiu a redenção na cruz. Uma vez só, esse ato de Jesus espiando nossos pecados na sua obra de Redenção.
Tomando o nosso lugar, levando a nossa punição. Hoje, Deus não se lembra dos nossos pecados porque ele lembrou dos nossos pecados na cruz e hoje Deus diz ‘não me lembrarei dos seus pecados” porque será injusto se Deus se lembrar e punir os seus pecados no corpo de Cristo e depois, de novo, punir os pecados no seu corpo.
Deus seria injusto. E ele desenhou essa nova aliança para que você possa receber todos esses benefícios. E a Bíblia diz que Deus vai te guiar por dentro porque ele não se lembra mais dos seus pecados. Ele não pensa mais nos seus pecados. Deus vai ser o seu Deus, o elemento Sobrenatural.
O poder sobrenatural de Deus para você. Você será seu povo porque ele não se lembra mais do seu pecado. Todos conhecerão ao Senhor, até o novo convertido, do menor até o maior. Todos o conhecerão por intuição. Não tem que ensinar ninguém “conheça ao Senhor”. Por experiência, todos me conhecerão porque não me lembrarei mais dos seus pecados, amém?
A dupla maldição!
Há uma dupla maldição em qualquer Ministro que não prega o evangelho da Graça. Em Gálatas 1:6-9 nós vemos agora mesmo Paulo disse “maravilho-me que passásseis da Graça de Deus para outro evangelho”. Que não é “outro” porque não há “outro evangelho”. Não existe “outro evangelho”, só há um evangelho. Eles criam em outra coisa. […]