O único lugar seguro para a lei é dentro de Jesus. Pois só ele é cumpriu! Agora, escute isso: quando Moisés desceu com estas novas tábuas da lei, desta vez o seu rosto brilhou. Não é incrível? Ou seja, era uma mistura. Havia a lei mas ele viu a graça de Deus.
Porque ele viu a graça de Deus no topo da montanha, e ele não a viu da primeira vez que ele recebeu os dez mandamentos, mas porque ele viu a graça de Deus, misericordioso e gracioso, agora ele tinha a graça e tinha a lei nas suas mãos. E quando ele desceu o seu rosto brilhou.
Agora, pense um pouco nisso. 2ª Coríntios 3:6-18 agora vem “o Ministério da Morte escrito e gravado em pedras foi glorioso e os filhos de Israel não podiam olhar direto na face de Moisés por causa da Glória do seu rosto que era uma glória transitória”. Ele fala do quê? Da primeira ou da segunda vez? Da segunda vez, ainda assim na segunda vez, que os dez mandamentos foram dados, Deus chama isso de Ministério da morte.
E quando você tem alguma Graça e alguma lei é o “ministério da morte” de acordo com Deus. Isso é o que precisamos gritar desde os telhados, bem nas portas de toda igreja. Não é a lei pura, somente, que faz o rosto do homem brilhar. Porque o seu rosto brilhava, isso podia ser um engano, porque alguém podia pensar que a lei era boa mas não foi a lei que produziu o brilho. Foi a graça que produziu o brilho.
Porque ele passou tempo na presença de Deus, que se introduziu como Deus, que é o Senhor Deus misericordioso e gracioso. Mas ainda tinha a lei. Mas a primeira vez que foi dada o seu rosto não brilhou. Ou seja, é uma mistura de lei e graça. Isso confundiu o povo. E é o que tem sido pregado hoje.
Hoje, nas igrejas, nas igrejas evangélicas não pregam só a lei, não circuncidam os filhos quando nascem. Eles não observam geralmente as 7 festas. Alguns estão fazendo isso agora. Eles não até apedrejam, graças a Deus. Mas o fato é que quase toda Igreja Evangélica diz para você: (se não tiverem tido essa revelação que não pode viver pela lei) vão te dizer “não somos salvo pela lei, somos justificados pela graça”. Vão te falar isso, eles tem graça mas agora que você é salvo tem que cumprir a lei.
Como em Gálatas, porque a lei não manda na sua vida. Você não convida a Agar de volta para educar o seu filho. Agar é a lei. Sara pode fazer esse trabalho sozinha. Então eles dizem “depois que você é justificado sem a lei, pela graça, agora tem que cumprir a lei”. Ou seja, a graça é só para você começar. Isto é mistura. E a Bíblia chama isso de “ministério da Morte”.
E ficamos perguntando por que algumas pessoas na igreja estão deprimidas e feridas na alma?, porque muitas pessoas passam por lutas e sentem culpa? Porque eu te falo isso “se pregar pura lei vai ser melhor, porque se você pregar só a lei, vão pedir por misericórdia, procurando a saída e vão vou dizer: Jesus”.
Se pregar só a lei, entendeu? Vai te levar aos joelhos. Você vai ver que não consegue. Vai destruir todo o orgulho. Foi feita (a lei) por Deus para que toda boca se cale e todos se sintam culpados mas o problema é que quando você diz “olha, aqui está a lei mas aqui também tem graça, é o amor de Deus, e Deus te entende. Mas você tem que fazer o melhor para cumprir a lei”.
“Mas se você errar, Deus te ama”, não, não, a coisa toda é muito complicada. E essa mistura é o ministério da morte. A mistura é mais perigosa do que tudo. É melhor ter só a lei ou só a graça, pelo menos a lei vai levar todo mundo ao desespero. E vão ver que precisam de Jesus. Mas quando tem uma mistura, você nunca vai saber para onde tem que ir.
No momento que a lei começar a atacar sua consciência e você sente a culpa, alguém diz “Deus te ama”. Mas agora você tem que cumprir a lei. Então é algo muito perigoso: Adultério espiritual! Você entendeu? E a razão, a Bíblia diz, (2ª Coríntios 3:6-18) porque eles não podia um olhar para a face de Moisés cuja Glória era transitória. Isso é interessante A Bíblia nos diz que Moisés não colocou o véu na sua face somente para que o povo fosse somente poupado.
Ele colocou um véu no rosto porque ele viu que a glória era transitória. A glória estava indo embora, era transitória. Então ele era um líder é muito inteligente. Porque se ele não colocasse um véu na face as pessoas iam perguntar “que aconteceu com a glória? O seu rosto estava brilhando mais e agora não está brilhando tanto”.
“O quê que você fez, Moises? Você fez algo errado, ele deve ter pecado. Acho que Moises pecou, acho que se desviou”. O ser humano faz isso mas ele foi muito inteligente, não deixou ninguém ver. Ele pôs um véu para que não vissem que a glória era transitória. A glória da lei é transitória. Você pode tentar segurar por muito tempo mas é transitória.
Verso 8 (2ª Coríntios 3:8) “como não será de maior Glória o Ministério do Espírito”. É o ministério de conferir Justiça. Olha, o Ministério da Justiça é o quê? É Deus conferindo justiça para o pecador para que ele possa ficar diante de Deus com ousadia. Que Ministério! É o evangelho de Jesus Cristo. E qual é a base?
Qual é a base justa para Deus conferir justiça? A cruz de Jesus Cristo! Deus não pode só impartir Justiça de qualquer maneira. Deus faz com a base justa. Deus é justo em fazer o homem justo. Justo por que? Pelo que Jesus fez na cruz. Quando um inocente, quando um justo morreu pelo injusto. Ele cumpriu com todas as exigências da Santidade e justiça divinas.
Só Jesus glorificou a Deus e magnífico a Lei e morreu no nosso lugar. Debaixo da maldição da Lei, por isso não estamos mais debaixo da lei porque toda punição que a lei exige que caia sobre nós, todos os requisitos da Lei para nós foram todos cumpridos no filho de Deus. Não temos nada a declarar à lei. A lei não tem nada a dizer para nós.
Não deixe que o diabo ou seus mensageiros usem a lei para trazer isso de volta. “Muito mais excederá em Glória o Ministério da Justiça”. Diga “excederá”. “O Ministério da Justiça excederá muito mais em glória porque também o que foi glorificado nesta parte, não foi glorificado por causa desta excelente Glória”. Como comparar uma escada de madeira com um elevador?
Como comparar uma bicicleta com uma Lamborghini? Seria algo muito bom mas aquilo foi para que aquele tempo mas comparado com agora temos uma glória que excede: a nova aliança. Olha, antiga aliança exige, não imparte Justiça, exige Justiça do pecador. E quando ele não a têm, então amaldiçoa o homem. É por isso que lei, prisão e morte caminham juntos.
Lembra disso: estão associados lei, prisão e morte caminham juntos. Agora, olha o Ministério da Justiça, imparte Justiça com base na obra concluída de Jesus Cristo para o homem pecador. É por isso que vida e liberdade caminham juntos com o Ministério da Justiça. Onde tem justiça há vida e há Liberdade.
Vamos ao verso 11 agora “porque se o que era transitório foi para Glória (antiga aliança) muito mais em Glória o que permanece”. Se o que era transitório. Olha, era transitório, o que era isso? A lei, os dez mandamentos. Transitório. “Se o que era transitório foi para Glória muito mais (a nova aliança) é em Glória, o que permanece”. Muito mais em Glória!
Oração para salvação, cura, paternidade, proteção, prosperidade!
Querido amigo, escute agora este verso e presta atenção numa palavra neste verso. Diz “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna”. Essa palavra é a palavra “tal”. Toda a palavra é inspirada. Esta palavra “tal” […]