E o Senhor não está na terra, vento ou fogo. Não estava no terremoto nem no vento nem no fogo. Não está nessas expressões de julgamento mas estava em uma voz Mansa e delicada. E todas essas expressões de terremotos, vento e fogo, tudo mais, Elias continuava se escondendo na caverna mas quando ouviu aquela voz mansa, olha o que aconteceu?
1ª Reis 19:9-13 “E sucedeu que, ouvindo-a Elias (a voz mansa), envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna”. A única coisa que pode levar um homem pecador, como Adão se escondeu atrás das árvores, fazer sair dali e ir à presença de Deus é a graça, a voz Mansa e delicada da Graça.
Só a graça converte o coração do homem a Deus. Só a graça pode alcançar o pior dos pecadores e derreter seu coração. Todo juízo não faz isso. Até no livro do apocalipse (olha isso no livro do apocalipse) diz assim no Capítulo 16:11 “E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras”.
Até com punição Severa o coração do homem continua duro. O juízo não converte o seu coração. Deus vai mostrar isso mais uma vez como a punição não converte o coração do povo, não por causa da insuficiência da punição mas por causa da dureza da rebelião extrema do coração do homem. Mas o homem não conhece o seu coração.
Mas voltando à história de Elias, a única coisa que tirou Elias da caverna para ir diante de Deus foi a voz Mansa e delicada. Deus queria que Elias aprendesse e olha isso, “quando ele estava reclamando ‘Como o povo de Deus derrubou os Altares e matou os profetas e fizeram isso’ falando contra Israel”, sabe o que Deus falou?
Romanos 11:2-5 “Elias eu reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos a Baal”, não pensa que você é o único. Reservei 7 mil homens, através da minha graça. Não somente isso, porque ele começou a falar contra o povo de Deus, Deus disse “o seu ministério acabou”. Ele disse “unge o teu sucessor”.
Deus disse para ele “unge o teu sucessor, Eliseu”. Eliseu, que foi um profeta da Graça. Então, temos que entender a história de Elias e Eliseu para entendermos a graça e a lei também e o Ministério do Antigo Testamento. Amigos, não estamos no ministério do Antigo Testamento. Algumas pessoas querem os “Dias de Elias” sobre todos eles.
Você se lembra como João, o apóstolo do amor, e também Tiago em Lucas 9:52-56? O que aconteceu foi que eles entraram na aldeia dos samaritanos e os samaritanos não receberam Jesus porque o seu aspecto era como de quem ia à Jerusalém. “E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?”
E tem cristãos, nos dias de hoje, que pensam que o exemplo de Elias é algo que está no coração de Deus. Mas escute amigo, não é o coração de Deus. Olha como Jesus respondeu, escute isso: “Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia”.
Nada demais, só foram para outra Aldeia. Se me rejeitarem, de certa forma, vocês perdem. Ele só foi para outra Aldeia. Olha, Jesus não repreendeu os samaritanos, ele repreendeu os dois discípulos que disseram “vamos fazer cair fogo do céu sobre eles”. Não podemos carregar o espírito do Antigo Testamento sobre nós hoje.
Você sabia que tem profetas no Novo Testamento? E o dom da profecia para todo o crente também? (Mas as profecias que falamos hoje). Alguns dizem “a profecia tem que ser igual a do Antigo Testamento, tem que ter julgamento nela, tem que falar aquilo que é, tem que até mesmo doer o povo, com palavras duras, aí você é um ministro de Deus”.
É este o espírito que Deus quer? Você não sabe de que espírito você é! Você acha que é o espírito de Elias mas Jesus não aprova isso. E o Espírito dos Profetas do novo testamento, Olha isso: 1ª Coríntios 14:3 (aqui é o Novo Testamento) “Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação”.
“Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação”, e se você profetiza hoje, tem que ser nessas áreas de consolar, edificar, ou exortação. Não é mais julgamento, não é mais isso. E as pessoas pensam que “se você é profeta e você fala duro com as pessoas aí você é profeta mesmo”.
Olha amigo, para o antigo testamento foi verdade e muitos profetas, havia exceção, mas muitos profetas eram profetas do Ministério da condenação. E também havia profetas falsos entre eles que também pregavam um consolo para as pessoas, sim. Mas Deus planejou assim no Antigo Testamento mas no novo, aqueles que pronunciam julgamento não sabiam de que espírito eram e por isso eram repreendidos por Jesus.
Hoje o Profeta fala para edificação, exortação e consolo. Não só o profeta mas todos os que profetizam. E profetizar, aqui, não é pregar, meu amigo. Mas todo o crente pode profetizar: “Fale a favor de Deus”. E eu quero ver isso aumentar nas nossas igrejas.
Durante esse tempo você pode até usar o Zoom ou então, WhatsApp e mandar mensagens para alguém, contatar alguém. Quando você pensar em alguma pessoa e Deus tocar no seu coração, você sente que é a direção de Deus para falar com eles, você diz “eu creio que Deus vai te conceder o favor, eu não sei o que está acontecendo mas algo bom vai acontecer com você”.
Em alguns lugares vão dizer, “ah, este é o ministério de pessoas que estão colocando água no evangelho, a graça barata”. Mas na verdade é o ministério do novo testamento: é para edificação, para exportação e consolo. E não sabemos quantos precisam ouvir essa palavra. E quando essa palavra vem na hora certa, ah como levanta às pessoas!
A Bíblia diz Hebreus 3:13 “exortai-vos uns aos outros, diariamente, para que ninguém caia no engano do pecado”. Ou seja, todo dia devemos animar um ao outro, todo dia devemos dizer uma palavra de conforto para alguém. E este é o nosso ministério.
Sabe quem foi o último ministro da condenação? Sabe quem foi o último deles? João, João Batista! A Bíblia fala assim, vamos ler Mateus 11:13. Foi Jesus quem falou estas palavras, ele disse “Porque todos os profetas e a lei profetizaram até (quem?) João”. Então este Ministério da condenação terminou com João.
E eu me alegro porque o nome de João é a graça de Deus. Todos os profetas e a lei culminaram na graça de Deus. Ele foi o último Profeta do julgamento. Ele foi o último profeta da tal condenação, Ministério da condenação. E olha isso: o ministério da condenação do antigo testamento era de Deus. Ele enviava para ministrar a condenação.
Mas não podemos trazer de volta este ministério hoje na Nova Aliança. Vai causar morte na igreja, vai fazer com que o povo de Deus fique até mesmo deprimido e muitas vezes vai “embolar” as alianças, meu amigo. E não só isso, mas Jesus vai te reprender porque você não sabe de que espírito você é.
Eu espero que você entenda isso. E quer dizer que não podemos estudar o antigo testamento? Devemos estudar o antigo testamento, sim. A Bíblia diz que “devemos tirar do velho, algo novo”. Os tesouros do antigo, você deve tirar lições ou tesouros do antigo por causa do novo. A forma em que Jesus interpretou o antigo testamento, lembra no caminho para Emaús? Para os dois discípulos que estavam frustrados, voltando para casa, para Emaús. E Jesus apareceu a eles e explicou para eles a solução para a depressão deles, a solução para a frustração deles, foi Jesus a explicar o que dele se achava em todas as escrituras.
Livre-arbítrio/ pré-ciência / predestinação
Agora veja isso: chamados segundo o seu propósito! O que isso significa? Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, para aqueles que foram chamados de acordo com seu propósito. E o próximo Versículo nos dá o propósito “aos quais de antemão conheceu, ele também os predestinou para serem conforme à […]