Você pode vencer o pecado, você pode vencer toda atitude errada, comportamento errado e também crença errada. Tudo isso vem depois de aceitar a Jesus Cristo. Mas você tenta vencer tudo isso antes de ir a Jesus e não vai dar certo. Então a mensagem que temos para o mundo é que “reconcilie-se com Deus, Deus não está irado com você”.
“Deus te ama e enviou seu filho para morrer pelos seus pecados”. Esta é a mensagem. Este é o evangelho que vai conquistar o mundo. Pregamos muitas coisas mas o mundo não está ouvindo o evangélico. Estão pensando que é só o “que pode”, “não pode”. E não conhecem o evangelho porque não pregamos o evangelho.
Porque o evangelho não é natural. A Lei é natural. Faça o bem para receber um bem, faça o mal e receba o mal. Isso é natural, todo mundo entende isso. Mas falar para eles que você pode receber o bem que você não merece é a graça. Isso não é natural, a graça não é natural. É por isso que não tem que ter o Espírito Santo para pregar a lei.
Tem que ter o Espírito Santo para pregar a graça porque ela não é natural. Tem que ter sabedoria do Espírito Santo para revelar a graça de Deus, o que chamamos do favor que é imerecido. Que todo mundo precisa e é só isso, é só receber. Não temos que conquistar mas somente receber, aleluia, glória a Deus.
E vamos ver hoje uma passagem também que tem causado problemas para crentes especialmente. E eu me lembro das pessoas fazendo referência a isso, falando sobre o pecar voluntariamente. Vamos ver essa passagem em Hebreus Capítulo 10 “porque se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o conhecimento da Verdade”. E parece que é um pecado que o crente pode cometer porque já receberam o conhecimento da Verdade.
Agora amigo, deixe-me falar isso. Primeiramente você pode receber o conhecimento da Verdade, saber que Jesus é o único caminho para Deus, saber que Cristo morreu pelos seus pecados. Você recebe este conhecimento mas você pode não receber a verdade. É possível alguém receber o conhecimento da verdade e não receber a verdade, que é o próprio Jesus.
Então, esses aqui são que receberam conhecimento da verdade e não a verdade. Temos que ter a verdadeira perspectiva que “se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o conhecimento da Verdade já não resta mais Sacrifício pelos pecados mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de Fogo que há de devorar os adversários”. Hebreus 10:26-29.
“Quebrando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vos será julgado o merecedor, aquele que pisar o filho de Deus e tiver profano o sangue da aliança com que foi santificado e fizer agravo ao espírito da Graça”.
Vamos falar disso hoje e eu creio que vai te libertar, vai te estabelecer em justiça e vai trazer paz para o teu coração. E essa paz é importante. Deus quer que tenhamos paz como ele. Depois de declarados justos temos paz com Deus e Deus quer que se transforma em paz de Deus, dominando e habitando nos nossos corações, nas emoções, nas nossas mentes, também se manifestando como saúde para o corpo.
Os doutores falam de problemas e distúrbios e doenças psicossomáticas e essa palavra na verdade é grega. “Psico” que o cérebro, a mente, a alma e soma é o corpo. Então, olha são problemas no corpo, problemas físicos causados pela mente, por como você pensa, a preocupação, ansiedade, o estresse. Isso é fato, provado cientificamente.
Tem outro problema onde os médicos falam que é uma desordem do sistema imune. Que é o resultado do seu corpo, o sistema imunológico, que começa a lutar contra seu próprio corpo. Em vez de servir ao propósito de imunizar todo o sistema do corpo, está agora lutando contra o corpo. É como uma guerra civil ambulante porque você não está em paz, consigo mesmo.
E Deus quer que essa paz com Deus que temos com ele se transformar em a paz de Deus. E o que eu estou falando hoje vai fazer com que a paz de Deus reine Soberana no seu coração. Aleluia, mas esses que torcem essa passagem das escrituras na verdade estão roubando às pessoas a paz de Deus. E eles acreditam que ameaçando, que quando as pessoas estiverem debaixo de ameaça então vão consertar as suas vidas.
E amigo, consertar a sua vida por causa do medo não vai criar amor no coração por Deus. Não vai fazer isso, nós queremos que o povo de Deus tenha o comportamento certo mas mais do que isso, queremos atitude própria de amor, paz, alegria, amar a Deus. E assim, ter o comportamento certo.
A razão de não cometer adultério é porque ama à esposa. Tem gente que não adúltera mas não ama à esposa. Por causa de outras razões e também de ameaças que estão por aí e pode até ter medo de perder o emprego porque é uma pessoa conhecida. Mas Deus quer que não façamos algo por causa do amor nos corações. Então é importante não só ter um comportamento certo mas tem que ter um motivo certo por trás desse comportamento.
E a paz de Deus é a que nós faz ter as ações corretas, comportamento certo, o serviço certo para o Senhor. E amigo passagens assim tem sido mal interpretadas e falam que o crente pode perder a salvação, como eu falei antes, o livro de Hebreus foi escrito aos Hebreus. Capítulo 1 nos fala que “havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais pelos profetas”.
Obviamente está falando para o povo Judeu, os hebreus porque o pai deles adorou o Deus verdadeiro de Abraão, Isaque e Jacó. Não está falando a nós, o Gentios, os que não são judeus. Então, o contexto é importante. Isso é o número e quando fala de pecar voluntariamente, se alguém falar para você e dizer que você se pecar voluntariamente, você perde a salvação.
Se falarem isso, pergunte para eles, “você já pecou voluntariamente depois de nascer de novo?”, depois de receber a Cristo. É muito fácil apontar o dedo aos outros e o fato sobre as pessoa que ensinam isso e se você é salvo não quer dizer que você é salvo, você pode perder a salvação, é que eles sempre creem que eles não podem perder a salvação.
Mas creem que outras pessoas podem perder a salvação. Então muitas vezes as pessoas que ensinam isso não estão falando deles mas dos outros, eles tem o problema, eles vão cair. E a verdade é que todos nós pecamos voluntariamente. A não ser que essa passagem (Hebreus 10:26-29) aqui diga que é a definição de Deus de “pecar voluntariamente com os olhos abertos”.
A Bíblia fala do Antigo Testamento que até levantando as mãos, “pecar com os olhos abertos”. O que é voluntariamente? Obviamente todo o pecado que o crente comete desde quando nascer de novo até o dia de hoje foi voluntário. Não podem dizer que não foi mas tem uma categoria de Pecado voluntário.
Em uma certa vez Deus falou “pecado voluntário” que não há nenhum perdão para ele. Ele é virar as costas para Jesus Cristo, é como se batesse na mão de Deus e dizer “não preciso de ti, eu posso conquistar a minha salvação”. E se olhar bem esses pecados são pecados contra a graça. Aqui fala do Espírito Santo, fala se fizer agravo ao espírito da Graça.
É uma rejeição da Graça. O Espírito Santo é chamado o Espírito Santo, espírito de santidade mas aqui fala de espírito da Graça. É rejeitar a graça de Deus e perceba que aqui diz “e se tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado”.
Torna propano este sangue, o que quer dizer? Para o povo Judeu e isso foi escrito para os Judeus. Profano quer dizer que o sangue de Jesus seria como o sangue de bodes e touros, comum. Porque naqueles dias era comum derramar o sangue de bodes e Touros para o pecado. Mas o sangue de bodes e touros só cobria o pecado ano após ano no “Yom Kippur”, dia da expiação.
Eles sacrificavam o boi e aquele sangue cobria o pecado da Nação por um ano e no ano seguinte faziam de novo. Era só para cobrir mas não removia. Como o sangue de bodes e touros podia tirar o pecado? a Bíblia diz. Mas quando Jesus veio, o verdadeiro Cordeiro de Deus, cujo sangue tirou todo o pecado das nossas vidas.
Então, aqui temos algumas pessoas que consideravam o sangue de Jesus algo comum e, será que nós também estamos considerando que o sangue de Jesus é bom só para um dia? Até o próximo pecado e depois é bom até o próximo pecado? Nos tornamos piores do que Israel.
Porque pelo menos era um ano para eles e todo ano eles renovavam mas para nós não dura nem um dia. Consideramos o sangue de Jesus como algo comum, mas a Bíblia diz que Jesus, pelo Espírito eterno, ofereceu-se a Deus e conquistou para nós Redenção eterna. Então o sangue de Jesus tem uma qualidade eterna.
Dá para nós o perdão eterno. Como a profecia de setenta semanas de Daniel que o Messias traria para nós uma Justiça eterna. Então, aqui ele falou isso e a Bíblia também nos mostra que eles rejeitaram a Jesus Cristo, rejeitaram o espírito da Graça e voltaram ao sacrifício nos templos. Isso é um grande pecado.
Recentemente falamos de quando Abraão recebeu a promessa de Deus que Deus o abençoaria com a sua dependência e abençoando te abençoarei. Perceba como termina (Hebreus 6:14-18) “é impossível que Deus minta”. Devemos nos focar nessa passagem porque muitas pessoas conhecem a passagem antes que “é impossível renová-los para o arrependimento”. A parte negativa dos Impossíveis.
E aqui temos um impossível positivo, que ninguém fala sobre isso, “é impossível Deus não te abençoar”. Durante o tempo da crise financeira e até de fome, esse tempo de pandemia, olha que “é impossível para Deus não te abençoar”. Ele jurou, o que é necessário para sermos convencidos?
A Bíblia diz que “Deus jurou” para termos uma forte Consolação. Você sabe que Deus não tem que jurar. Sua palavra basta, Deus não volta atrás da palavra. Deus jurou, ele veio até o nosso nível e a razão foi porque ele quer nos convencer sem nenhuma sombra de dúvida.
Ele quis nos dar um forte encorajamento que certamente “abençoando ele nos abençoará”. Devemos ter essa atitude durante esse tempo quando pensamentos vierem na sua mente de dúvida e de descrença. Pensamentos até mesmo de medo, medo do futuro, medo de não ter o bastante para alimentar a sua família, medo de até mesmo perder a sua saúde, medo de alguma doença.
Seja o que for você tem que saber disso “eu sou um homem para quem Deus prometeu, porque eu sou a descendência de Abraão em Cristo, eu creio em Cristo e Deus me prometeu para mim e ele vai cumprir: ‘é impossível para Deus não me abençoar'”. Você tem que pensar assim.
Alguém fala, porque as pessoas estão perdendo o emprego, você está preocupado, você diz “não, é impossível que Deus não me abençoe”. É impossível, impossível que Deus minta. No contexto de certamente abençoando te abençoarei e ele jurou, jurou por si mesmo com juramento. Ele não tinha que fazer isso. Glória é o nome de Jesus.
As pessoas usam a benção de Deus de tal maneira que eles tentam, até mesmo, separar a benção de Deus das coisas que são básicas da nossa vida como a provisão. E vão até falar contra as pessoas que creem na cura e prosperidade mas todo pai quer isso. Quer ver o seu filho bem, nenhum pai quer ver o seu filho doente. A não ser que ele mesmo esteja doente na cabeça.
Todo pai quer ver o seu filho bem mas se o crente crê que Deus vai abençoa-lo dizem “ah, você acredita na teologia da prosperidade”. Não se deixe intimidar por eles. Pergunte a si mesmo, como Jesus disse “se vocês sabem dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o pai celestial dará boas coisas aos que lhe pedirem?”
Alguns usam aquele texto “Deus não é homem para que minta ou filho do homem para que se arrependa” e sempre usam esse texto de forma negativa. Que a punição de Deus virá, Deus não é homem para que minta. Quando Deus faz uma ameaça ele a cumpre. É sempre Negativo, foi assim que me ensinaram quando eu crescia na igreja que pertencia.
Sempre usavam este verso “Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa”. Sempre no contexto negativo como ameaça de punição. Mas se olhar com cuidado onde esse texto está. Ele está nas palavras do profeta Balaão, sobre Israel. E olha o que ele disse Números 23:19-21 “Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa (ou mude de mente), porventura diria ele e não o Faria ou falaria e não o confirmaria, eis que recebi mandado de abençoar pois ele tem abençoado e eu não posso revogar”.
Este profeta, Balaão, foi contratado pelo rei de Moabe Balaque para amaldiçoar o povo de Deus, para amaldiçoar a nação de Israel e ele disse “toda vez que eu tento amaldiçoa-los eu não consigo porque como eu posso amaldiçoar quem Deus abençoou? E Deus os abençoou, eu não posso revogar isso”. Agora diga isso “Deus me abençoou, ninguém pode revogar isso”. Nenhum demônio, nenhum homem pode revogar as bênçãos de Deus na sua vida. É irrevogável, eu disse “é irrevogável”. E o contexto de “Deus não é homem para que minta é que quando ele te abençoa, ninguém pode revogar”. Deus não pode mentir!
As ofertas do antigo testamento!
Alguma coisa acontecia antes de você matar o cordeiro, você tinha que colocar as suas mãos sobre o cordeiro e então ali transferia os seus pecados para o cordeiro, cordeiro inocente. Ao mesmo tempo alguma coisa acontecia no espírito: toda a inocência, toda a pureza do cordeiro era transferida para você. Assim, os seus pecados […]