Alguma coisa acontecia antes de você matar o cordeiro, você tinha que colocar as suas mãos sobre o cordeiro e então ali transferia os seus pecados para o cordeiro, cordeiro inocente. Ao mesmo tempo alguma coisa acontecia no espírito: toda a inocência, toda a pureza do cordeiro era transferida para você.
Assim, os seus pecados iam para o cordeiro e a justiça do cordeiro ia para você. E então o cordeiro era morto. Agora o cordeiro estava morrendo a sua morte. O cordeiro estava carregando os seus pecados e você estava carregando a justiça do cordeiro. E você saia sob a Luz do favor de Deus e das bênçãos de Deus.
E à medida que saía, se olhasse para trás a fumaça subia, a oferta era a camada em hebraico, significa a oferta alçada e ela subia de forma linda, subia como cheiro suave a Deus. E Deus lembrava o que o Seu filho havia feito por você hoje por causa daquilo lá. Toda a doçura e todas as perfeições Jesus Cristo subiu como cheiro suave, eram creditados na sua conta.
E você caminhava em vida, como se, como se, como se, você fosse a melhor pessoa e mais obediente na terra. E Deus, o favor de Deus, a benção de Deus, vinham sobre você. Deus cuidava de você como se você fosse Jesus. Porque Jesus morreu na cruz como se ele fosse você. Eu sou usando “como se”, na verdade, ele morreu como você e você vive como ele.
Você se tornou justo não porque você faz o bem. Jesus se tornou o pecado não por ter cometido o pecado. Ele não tinha pecado, Jesus se tornou pecado recebendo nosso pecado. Nós nos tornamos justos recebendo a Sua Justiça. Quando Jesus recebe nossos pecados Deus O amaldiçoa. Quando nós recebemos Jesus, Deus nos abençoa.
Boas Novas, igreja! Eu nunca me canso de dizer isso. Então “chitá”, a oferta do Trigo, é colocada sobre o cordeiro à medida que ele queima. E a oferta de trigo é um tipo de Jesus porque a Bíblia diz que tem que ser trigo refinado. Saiba que Jesus é como trigo refinado. Ele é o pão da vida, ele é trigo refinado. Trigo refinado significa que não existem impurezas.
No caráter de Jesus não existe nenhuma impureza. Ele não é forte ao ponto de machucar você. Ele é forte, ele não é abrasivo, ele não machuca. Quando ele é gentil, ele não é servil. Algumas pessoas são gentis mas são facilmente exploradas. Jesus tinha dignidade mesmo na Sua humildade. Quando ele se abaixou para lavar os pés deles, eles viram que o filho de Deus em carne estava lavando os pés deles.
Ele era humilde mas não servil e assim que Deus quer que você seja. Não podemos fazer isso com as nossas forças, somente pela graça. Eu estava falando com querido irmão da noite passada e era o irmão do exterior e nós falamos sobre quantas pessoas não entendem que o evangelho da Graça, quando falamos de evangelho, como mencionamos a semana passada, o evangelho é Boas Novas.
Boas Novas, e as boas-novas devem soar como Boas Novas. E o fato é que quando Jesus veio eles são entenderam que Jesus veio pregar o Evangelho, o evangelho do reino. Mas a plenitude da Graça não era algo que Jesus pregava no início do seu ministério. Você deve saber disso. Na verdade Jesus nasceu sob a lei.
Você pode ver isso em Gálatas 4 quando ele nasceu a lei ainda estava existindo mas ele nasceu sob a lei para redimir aqueles que estavam sob a lei. Isso significa que quando Jesus começou a falar no seu Ministério, ele falava às pessoas que estavam sob a lei. Mesmo que os seus discípulos não eram salvos ainda. Assim, Jesus, o que originalmente deu a lei, no Sermão da Montanha. Ele na verdade estava falando com as pessoas e alguém diz “ele está dando um novo Código”, não.
Ele estava dando novas leis? não. Era o Sermão da Graça? não e sim. A graça estava chegando, o fato é que o Sermão da Montanha, as nuvens do Monte Sinai estavam se dissipando e a luz da graça estava chegando. Mas a Plenitude somente seria revelada quando Jesus morresse e ressuscitasse. Assim, quando Jesus diz coisas como “se seus olhos ofendem arranque seus olhos e lance fora, é melhor você entrar na vida eterna sem o olho do que com os dois ir pro inferno”.
Alguns dizem “Jesus estava falando sério”, mas você já fez isso? Porque todos nós ofendemos com os nossos olhos. Você já olhou para coisas que não devi olhar, talvez com um olho só. Um olho aqui outro ali, você estava espiando. Todos nós já ofendemos, então Jesus disse “se sua mão te ofendeu, corte-a”. E alguns dizem que devemos fazer isso literalmente, se fosse assim, a igreja seria um campo de amputados.
Não, então por que Jesus usou essas palavras fortes? Ele estava falando para pessoas sob a Lei e ele era o doador da Lei original. E aqui ele é o doador da Lei explicando suas intenções à respeito da Lei e ao mesmo tempo impedindo as perversões que tinham vindo. Ele está fazendo ajustes. É por isso que você ouve ele dizer “mas eu vos digo”. Jesus trouxe a lei de volta para sua pureza.
No sermão do Monte ele diz você pensa que você comete Adultério quando dorme fisicamente com uma mulher que não é sua esposa “mas eu digo” que se você olhar para uma mulher e a desejar você comete Adultério. Aqui Jesus traz o exterior para o interior. Jesus disse que a lei foi desenhada para que eles fossem sempre culpados e necessitassem de um Salvador.
Existe sempre alguém falando que o pastor Joseph fez está ensinando que não estamos mais sobre o sermão do Monte. Você precisa conhecer o propósito, na sua essência o sermão do Monte não é a lei, mas uma lei. Sempre que você escuta “a lei” é a lei de Moisés. Não estamos mais sobre ela, mas também não estamos sob o princípio da lei.
Lei é o que você deve ser diante de Deus. Graça é o que Deus é para você. A lei ordena que você faça isso, aquilo, aquilo outro. Na graça de Deus diz “eu sou isso para você, eu sou a tua sabedoria quando você está confuso, eu sou a tua luz na sua treva, eu sou a tua santidade quando você não tem, eu sou a sua Justiça diante de Mim”. Então Jesus veio para trazer graça.
A lei existia já. E ainda assim pessoas dizem “bem, a graça é boa mas temos que ter a verdade”. A Bíblia diz “graça e verdade” e sempre que escuto isso eu coço a minha cabeça porque você já viu falar tanto sobre isso “graça e verdade são um”. É na verdade “graça verdadeira”. Você não pode separar graça e verdade. É interessante as pessoas tentando separar a graça e a verdade quando Deus colocou juntas.
E Deus colocou a lei do outro lado. Você ficará surpreso quando as pessoas pregam ainda isso. Até pregadores famosos estão pregando. Nós estamos aprendendo que graça e verdade são duas coisas. Sim, graça é importante faz tem que ter verdade. Veja bem isso, por exemplo, quando a mulher foi pega em Adultério Jesus a defendeu. Você conhece a história então Jesus falou para a mulher “eu também não te condeno”.
Agora eles dizem “isso é graça” e quando Jesus disse para a mulher “vai e não peques mais”, eles dizem “isso é verdade”. Por que que “vai e não peques mais” não é graça e só verdade? Se eu pregar isso eu vou dizer assim “eu não te condeno” é graça e verdade, “vai e não peques mais” é graça e verdade. Por que separar os dois?
Deus nunca separa graça da verdade. Olhe mais uma vez aqui, João 1:17 “porque a lei foi dada por Moisés”, esse texto você devia saber de memória.” Porque a lei foi dada a Moisés mas a graça e verdade vieram por Jesus Cristo”. Agora, a lei foi dada por Moisés, quem era Moisés? Um servo, não um filho. Graça e verdade vieram por Jesus Cristo, quem é Jesus Cristo? O filho. Lembre-se disso, em Hebreus diz que “o servo não mora na casa para sempre, o filho mora”.
Ficar louco por 1ª João1:9?
Eu acreditei que isso foi escrito para crentes. E pratique isso até quase ficar louco. Esses que são pastores e que estão comigo já há muitos anos vão se lembrar de um líder de jovens (que era eu) e na reunião ficava confessando os pecados. E eu não entendia porque todo mundo não fazia aquilo. […]