Ele viveu uma vida perfeita, Sem Pecado, o que o qualificou como nosso substituto. Nenhum outro homem podia morrer porque todos temos o sangue pecador. Ele nasceu de uma virgem e a ciência agora comprova que a mãe não provê o sangue para o feto. A mãe provê comida para o feto e a placenta retira as impurezas da criança para a mãe.
O sangue da mãe não passa pela placenta para o bebê. Isso está provado. Jesus nasceu de uma virgem. Seu sangue veio do Pai Celestial. Seu sangue não tinha pecado. Ele nasceu para Morrer. Nenhum bebê, nenhuma pessoa vem ao mundo para morrer. Esse bebê foi o único que nasceu para morrer. Por isso O colocaram em um túmulo, a manjedoura era feita de pedras.
Quando você vai em Jerusalém você pode ver o Túmulo Vazio, que se parece com uma grande manjedoura. Um túmulo. Isso dizia que ele morreria como o cordeiro de Deus, o nosso substituto. O amor de Deus é maravilhoso. Eu não me canso de pregar sobre isso. Oro para que você não se canse de escutar e continue gostando. Assim Deus quer que lhe vá bem, não quer dizer que esteja bem.
Deus quer a sua cooperação: orar para que isso aconteça! Voltemos para terceira João dois “amado, oro para que você tenha Boa Saúde e tudo lhe corra bem assim como vai bem a sua alma”. “Assim como” é “kathos” no grego, que quer dizer “na mesma proporção”. Da mesma maneira que a sua alma vai bem, que você tenha Boa Saúde e ao mesmo tempo, corra bem ou prospere, no grego está na voz passiva.
Tenha boa saúde no grego está na voz ativa. Por que digo isso? Você sabe o que é voz passiva e ativa? Na passiva você é aquele que recebe. Na ativa você é aquele que dá ou que faz. Mas “vai bem” ou “prospere” está na voz passiva. O que significa: “quando sua alma prospera”. Muitos prosperam no exterior, na vocação, no Ministério, no Trabalho, coisas assim.
Mas a saúde parece um desafio. Por que? Porque a saúde é ativa, não acontece automaticamente. Tem que orar para acontecer. Mas isso não é ensinado. Eu escutei pessoas dizerem “você não precisa orar por Saúde, não precisa orar por cura, porque você está enfermo. Não precisa por saúde, Deus já quer você saudável. Não, tem que orar por saúde. Nesse texto diz claramente que João estava orando pela saúde de Galho.
Peço a Deus que prosperes em tudo e tenhas saúde. “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”. 3 João 1:2. “Oro por todos vocês e por aqueles que estão assistindo que prosperem em tudo e que o Deus e pai celestial conceda a vocês saúde Divina, saúde que é Divina, não a saúde natural que se adquire na academia, com exercício e com a dieta, Senhor, mas saúde Divina Independente de isso, saúde robusta, saúde plena e Total. Eu oro por eles, todos que me escutam, em nome de Jesus”.
Você sentiu? Me sinto bem, me sinto bem. Agora se eu sou o pastor e penso assim “talvez Deus queira que você tenha saúde, Talvez ele não queira”. Podemos orar. Mas não sei se irá acontecer. Isso não é ativo, não é ativo. Não podemos entender que o nosso entendimento humano, só com a luz de Deus podemos entender, é por isso que a graça não é natural. Temos que falar dela o tempo todo.
Algo mais sobre esse texto “assim como tu alma prospera”. João escrevia para Galho, como ele tinha certeza que alma de Galho prosperava? Porque Galho acreditava no evangelho da Graça. Como eu sei disso? Próximo: “Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade”. 3 João 1:3. O que é andar em verdade? É crer no evangelho!
Vou provar isso daqui a pouco. “Caminhar na verdade” é sinônimo de “crer no Evangelho da Graça”. “Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade”. 3 João 1:4. Eu vou deixar isso por agora, eu li o contexto e você viu porque Galho prosperava: porque caminhava na verdade. Alguns generalizam e dizem “andar na verdade” é “andar na palavra de Deus”.
Veja eu acredito na palavra de Deus e creio que a palavra de Deus não é a inspiração de uma ideia mas a inspiração palavra por palavra, eu já disse isso antes. Eu acredito que de Gênesis até o Apocalipse, até o último Versículo de Apocalipse tudo é inspirado. Mas dizer que “andar na verdade” é “andar a palavra” é generalizar. Até a lei era a palavra de Deus naquela época.
“Antar na verdade é caminhar no evangelho”. Eu vou provar: vamos ao incidente na vida de Pedro e Paulo. Quantos sabem que Pedro foi salvo antes de Paulo? Paulo foi salvo depois da morte e ressurreição. O primeiro encontro que Paulo teve, Jesus já estava à destra do pai. Pedro caminhou, dormiu, gastou tempo, viu os milagres de Jesus por três anos e meio. Pedro é aquele que foi usado para trazer o evangelho para o Centurião Romano, Cornélio, e toda a sua casa foi Salva.
Esse foi Pedro. Pedro foi aquele que se levantou em Atos 15 em defesa do evangelho da Graça e mesmo assim houve um momento na vida de Pedro que Paulo teve que repreende-lo. Veja aqui, Gálatas 2:11-12 “Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque havia se tornado repreensível. Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão”.
Versículo 13 “E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles”. Gálatas 2:13. Paulo ficou diante de Pedro e disse para ele “você é hipócrita”. Vejamos agora o verso 14: “Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?” Gálatas 2:14
O que estava errado? Era somente uma refeição, uma comida. É só uma comida, mas Paulo não negociava em quanto a comida. Ou seja, Pedro comeu talvez “bacon”, antes dos crentes judeus chegarem e quando eles chegaram parou de comer “bacon”. Seja o que fosse o evangelho estava em perigo. E ele não estava andando de acordo com a verdade do Evangelho. Pedro foi a um prostíbulo? Pedro conspirou para matar alguém? Claro que não, foi só uma comida mas Paulo viu que ele não estava seguindo a verdade do Evangelho.
Deve ser pregado o evangelho da dádiva da justiça!
Prefiro que eles fumem mas recebam a dádiva. Quando você a recebe há libertação de fumar essa maconha ou esse cigarro. Não é algo que se consegue com força de vontade. “Hoje, só vou fumar a metade”. Não é isso! Não é conseguir com sua força de vontade mas vem através da transformação do coração. […]