“E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre”. Versículo 12 “o Senhor te abrirá o seu bom tesouro do céu, o Senhor te porá por cabeça e não por cauda”. Isso quer dizer que Deus fará de você um líder: você estará à frente, não será a cauda e só estarás em cima e não debaixo. E todas essas bênçãos, voltemos ao versículo 1 “e será que se ouvires a voz do Senhor teu Deus tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra e todas essas bênçãos virão sobre ti”.
Note bem: eles tinham que obedecer para que fossem exaltados, quanto a nós Deus já nos colocou nas regiões celestiais. A posição antes da benção. A posição é muito importante, por isso Deus disse a Israel “se vocês me obedecerem em guardar os mandamentos eu os exaltarei acima de todas as outras nações e então (nessa posição) todas as bênçãos virão sobre vocês e alcançaram vocês”.
Mas Israel podia guardar os mandamentos? Nós, os gentios, podemos guardar os mandamentos? Não podemos! É por isso que Deus chama esse antigo concerto: Deus vê falhas nesse antigo concerto. Leia Hebreus 9: Deus viu falhas nesse antigo concerto, por isso Deus disse “eu dou uma nova aliança que não depende da obediência do homem mas da minha bondade, não depende mais da fidelidade do homem mas da minha fidelidade, não depende do homem mais de mim”. Isso é lindo!
Você quer isso? Ou você prefere o antigo concerto? Assim, na sua sabedoria, Deus enviou Jesus. Jesus obedeceu todos os mandamentos. Jesus cumpriu todos os mandamentos. Jesus merecia a posição mais alta e Deus colocou você em Cristo. Agora você está nessa posição de “todas as bênçãos vem sobre você”. Você entende efésios 1 agora? Todas essas bênçãos são suas!
Voltemos a efésios 1, por isso diz “bendito Deus e pai que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais” (diga todas que as bênçãos espirituais). Todas as bênçãos, todas é a palavra “pas” no grego. P. A. S., “pas” não é somente um termo genérico mas é todas em todas as formas e todos os tipos e toda espécie de bênçãos. Isso não é lindo? todas as bênçãos nos foram dadas.
Não vamos ser abençoados, nós já fomos. Está no passado. Onde? Em Cristo, nas regiões celestiais! Vou responder outra pergunta que se faz muito, é uma pergunta muito comum. É uma pergunta teológica mas é interessante. Alguns não entendem isso e dizem: a igreja foi chamada para as bênçãos espirituais e não para as bênçãos de Israel, que são naturais ou terrenas, eles dizem.
Veja, nosso chamado é celestial. O chamado de Israel era terreno, no antigo testamento. Agora veja bem isso: existem aqueles que ensinam que porque nesse texto fala das bênçãos espirituais quer dizer que as bênçãos terrenas de deuteronômio 28 “a benção na cidade, a benção no campo, a benção na vida dos filhos” isso é para nós. E você pergunta, por que? Eles dizem “porque diz ‘espirituais'”.
Mas a verdade é que eles não entendem que caíram no raciocínio das pessoas do mundo. O mundo diz que só aquilo que você pode tocar é real. Se não pode ver não é real. Mas você sabia que a sabedoria de Deus, a forma como Deus funciona, é oposta. Você sabia que existem anjos presentes aqui agora? Os anjos estão aqui! Você pode vê-los? Não pode, mas são reais.
Tudo que você pode ver é temporal. Vejamos o que diz segunda Coríntios capítulo 4, verso 17 “porque a nossa leve e momentânea tribulação (graças a Deus que a nossa tribulação é leve – é por um momento e é leve) e ela produz para nós um peso eterno de glória mui excelente”. Nossa tribulação é leve mas a glória é mui excelente. Os seus problemas cooperam para que você tenha um peso eterno de glória mui excelente.
O que não se vê é eterno, 'veja' pela fé!
Verso 18 “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não se veem, porque as que veem (se pode ver, com os cinco sentidos: olfato, paladar, tato e visão é temporal) e as que se não veem são eternas”. Mas o mundo diz que se você pode ver é real e dura […]