Olha, o apóstolo João nunca iria mencionar alguma coisa que não fosse da vontade de Deus. Deus não permitiria esta declaração ser colocada nas sagradas escrituras se não fosse inspirada. Toda escritura, a Bíblia diz “toda a escritura é divinamente inspirada” pelo sopro de Deus.
E eu creio que não somente a ideia de qualquer assunto que tenha sido inspirado. Mas eu creio na plena inspiração das escrituras. Eu creio que até as palavras foram inspiradas por Deus. (3ª João 1:2). Então eu creio que se João está expressando algo de coração “que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde”, mas não é da vontade de Deus é só um desejo de João. Então não estaria nas escrituras.
Porque nas escrituras João ou Pedro ou Paulo eram só secretários. Eram secretários, eles só escreviam aquilo que o Espírito Santo ditava e também soprava neles para escrever. Até as palavras são inspiradas, por exemplo no livro de Gálatas, Paulo começa a discutir e falar de uma letra.
Ele disse “a promessa foi feita a sua semente”, singular. E não “às sementes”, plural. E Paulo usa o argumento e não é “as sementes” como a geração de Abraão a sua descendência, ou seja os seus descendentes: o povo Judeu. Ele não está falando de “sementes” ali, mas a promessa foi dada a sua semente, singular.
E Paulo discute baseado em uma letra, sem o “S” e no nosso idioma falaríamos que aquela semente é Cristo. Então até uma letra mesmo foi inspirada por Deus. Certa vez Jesus falou aos Saduceus que não cria na ressurreição dos mortos. E Jesus disse a eles “vocês erram não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus”.
E Jesus disse a eles “Deus disse: eu sou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó” e naquela época Abraão, Isaque e Jacó já tinham morrido e estavam com o Senhor e o Senhor ainda usou este verbo “Eu Sou”. Só uma palavra “sou”. Ou seja “ainda sou” o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Quer dizer o quê? Que Abraão, Isaque e Jacó estão vivos em algum lugar. Porque Deus diz “eu ainda sou Deus deles”. Ainda estão vivos. Deus não é Deus dos Mortos mas dos vivos. Ele falou isso e perceba que os Saduceus nunca falaram alguma coisa dizendo “você não pode discutir um argumento só com uma palavra”.
Você não sabia que as escrituras são inspiradas só nas ideias, não palavra por palavra? Sabe por que? Eles sabiam, até naqueles dias, que as escrituras (A Bíblia) eram inspiradas. Então João disse “amado”: “agapetos” e quem melhor do que João, o apóstolo do amor. Que sabia que ele era Amado profundamente pelo Senhor.
Ele se chamava “do discípulo que Jesus amava”, então Deus o usou para expressar a sua vontade a nós. “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”. 3 João 1:2. Tem uma versão que diz “desejo mais do que tudo” e nessa versão diz “eu desejo”. Olha bem esta palavra pode ser usada como “oração” no grego ou também pode ser “desejo”.
É usada para ambos, por exemplo essa palavra é usada em Tiago quando diz “confessai os vossos pecados uns aos
outros e orai uns pelos outros” e não “desejar” para que todos sejam curados, mas “orar”. Então aqui pode ser orar, “eu desejo” ou “eu oro” para que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como vai bem a tua alma.
Olha, essa prosperidade, algumas pessoas dizem que é um tipo de desejo para que você tenha uma viagem tranquila e quando falam de prosperar em termos de emoções e eles querem limitar a uma ou duas áreas somente. Mas prosperidade também é usada em 1ª Coríntios 16:1-2 quando diz “Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, (está falando de ofertas) fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana (no domingo) cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar”.
Essa palavra “prosperidade” é a mesma palavra usada no grego em 3ª João 1:2 “Eu desejo que te Vá bem”. É a mesma palavra. Então “prosperidade” aqui, e de fato neste verso, João diz “eu oro que prosperes em”, quantas coisas? Todas as coisas, no grego no passado, em todas as áreas específicas e também em todas as áreas, em todas as partes específicas.
“Que te vá bem e que tenhas saúde”. Tenhas saúde como vai bem a tua alma. E algumas pessoas dizem “está vendo a alma tem que prosperar” como se a alma de ninguém prosperasse. Mas aqui está dizendo o seguinte: é Deus falando a sua alma prospera porque você ouve a palavra, você é um crente e também porque você presta atenção.
Não quer dizer que você é perfeito, não quer dizer que precisamos ter um tipo de santidade perfeita. Então Deus diz “a sua alma prospera”, não. Se você ler este verso você vai ver que é uma característica, isso foi dado a todo crente: “a sua alma prospera”. João disse “olha, a sua alma prospera, você agora é a justiça de Deus em Cristo”. “Quando Deus olha para você ele te vê Justo em Cristo, Santo e inculpável em Cristo”
É assim que Deus te vê, mas agora o nosso comportamento não está perfeito. É uma Jornada (uma caminhada) para nós. Mas você nunca julga e a sua posição pelo comportamento. Você julga o seu comportamento pela posição: “a sua posição é Deus te fez justo em Cristo na cruz”.
Deus fez com que Jesus, que não tinha pecado, ser pecado por nós para que nós sejamos feitos a justiça de Deus nele. É a nossa posição, nós somos isso aos olhos de Deus. Mas você vai ver que muitas pessoas ignoram a posição e dizem “é importante se comportar devidamente, se comportar”. Mas o fato aqui: você julga a sua posição baseado no seu
comportamento.
E quando você não se comporta bem então você diz que “naquele momento você não é justo” ou então você fica consciente de que você errou e que você não pode orar da forma “desejo orar com ousadia e com fé” porque você acha que o seu comportamento afetou a sua posição.
E amigo você entendeu tudo errado. Deus quer que você julgue o seu comportamento pela sua posição. Não julgar a sua posição pelo comportamento. Glória a Deus. Obrigado Jesus. Então Deus está dizendo “que é sua alma prospera porque você é um filho de Deus” e Deus disse “quero que saiba disso orem uns pelos outros para que vocês prosperem em todas as coisas”.
Estou orando por você igreja. Quando eu recebi essa revelação do Senhor há um tempo atrás, eu tenho orado por todos vocês para que Deus te faça prosperar em, quantas coisas? “Todas as coisas” é o que eu estou orando, em tudo na vida não só nas Finanças, em todas as áreas: no casamento, no relacionamento com os filhos e também nos seus relacionamentos sociais e prospere em todas as coisas e não só isso, mas tenha saúde”.
Tenha saúde, eu oro para que você tenha saúde. Esta é a vontade de Deus “como vá bem a tua alma”. Então é Deus falando, ele quer essas áreas prósperas e com saúde seguindo a prosperidade da sua alma. Como te vai bem na alma, porque isso já foi dado. Porque você sendo crente a sua alma vai bem.
É Deus dizendo “eu desejo, de todas as formas, e oro acima de tudo”. E precisamos orar isso. Às vezes pensamos assim “porque algo é da vontade de Deus não temos que orar para que isso aconteça”. Porque Deus quer assim. Jesus morreu para dar isso para nós, então já sabemos, e tudo já foi feito, não temos que orar.
Mas se olhar as escrituras orar é algo que você não só ora para que algo aconteça. Porque alguns pensam que Deus deve ser convencido a fazer algo bom, precisamos orar então para dar razão para Deus, para fazer algo bom. Amigo, isso não é oração, a oração na verdade é se alinhar e declarar “a tua vontade seja feita na terra como é no céu”.
A vontade de Deus é feita no céu. Se você for no céu agora mesmo não vai ter o vírus do covid-19. No céu não existe doença nem enfermidade, por isso não tem hospital no céu, não tem escassez. Não falta nada, não tem pobreza no céu. Mas olha amigo, no céu (que é um padrão) e Jesus disse “que seja feita a tua vontade na terra como é no céu”.
Esta é a medida: a vontade como é feita no céu e não como é feita no Japão ou então uma nação que é Próspera o algo assim. Ele disse “como é no céu”. Devemos orar assim, é a vontade de Deus para nós. E devemos orar “Pai nosso que estás no céu, venha o teu reino, seja feita a tua vontade (na minha vida e na vida da minha família) seja feita na terra como é no céu”.
E o que é isso? Existe doença no céu? Não! E se você está doente, está pedindo a vontade de Deus na sua vida, você está declarando que no reino de Deus há cura, você está declarando saúde para si mesmo. Aleluia, glória a Deus. E aqui é aonde o Senhor falou que eu devo pregar isso porque e existem vozes hoje. Que já estão na terra por muito tempo e vão dizer que “este é o povo que crê na teologia da prosperidade”. Viu como isso pode parecer ruim? Teologia da prosperidade. Porque em vez de usar a palavra “provisão” usam a palavra “prosperidade”. Porque isso então, vai ser condenado como uma falsa teologia. Mas na verdade, Deus quer que nós tenhamos saúde, Deus quer que prosperemos, Deus quer que tenhamos a provisão.
Três partes: espirito, alma e corpo!
Você tem três partes como o ovo, nós vemos a Clara e a gema e também a casca. Você é um ser de três partes. A Bíblia diz “não sabeis que sois o templo de Deus”. Quer dizer “exteriormente agitado como era no átrio exterior mas interiormente está em paz, descansando. E o que você […]