Agora veja isso: chamados segundo o seu propósito! O que isso significa? Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, para aqueles que foram chamados de acordo com seu propósito. E o próximo Versículo nos dá o propósito “aos quais de antemão conheceu, ele também os predestinou para serem conforme à imagem do seu filho Jesus para que ele seja o primogênito dentre muitos irmãos”.
Perceba que o propósito está ligado com aquilo que Deus sabia de antemão. Está ligado com a predestinação de sermos semelhantes à imagem de Jesus. E algumas pessoas que ensinam sobre pré-ciência e predestinação e essas que são palavras grandes, eu sei. Talvez isso não seja interessante para alguns de vocês mas tem muitos crentes que me perguntam o que você pensa sobre predestinação ou sobre pré-ciência e agora é uma boa oportunidade para eu compartilhar com vocês o que isso significa de uma forma Simples.
Então, presciência é na verdade um prognóstico. A palavra “pré” vem de “antes”, ciência do Futuro. Saber o futuro. Então é claro que Deus tem a pré-ciência. Então, falamos sobre pré-ciência, agora predestinação. Dizer que Deus te destinou, seja eu ia dizer pelo bem ou pelo mal, mas o caminho de Deus é sempre bom. Sempre direto para que você termine no bom projeto que ele tem para sua vida.
Mas pessoas têm ensinado predestinação de uma certa forma dizendo que “ou você foi predestinado para ser salvo ou foi predestinado a se perder”. Eu não acredito nisso, eu não acredito que as escrituras confirmem isso. Eu acredito que Deus já sabia que você aceitaria Jesus Cristo. Ele já sabia, agora Deus não manipulou a sua livre escolha.
Ele deu para você o livre arbítrio. Se ele tivesse feito isso, ele teria feito com os primeiros homens: Adão e Eva no Jardim do Éden. Quando Adão fosse comer do fruto da árvore que ele não deveria Deus poderia parar a mão dele fazendo de uma forma que ele abrisse a sua mão e desse um grande tapa no seu rosto e batesse no seu rosto umas três vezes, não somente uma.
Deus manipulou a escolha dele? Não, Deus não manipulou a escolha dele. Deus podia ter feito isso? Mas Deus não interferiu na escolha de comer do fruto que Deus sabia que traria morte ao homem. Então, Deus não vai manipular o seu livre arbítrio, mas Deus sabia que você, pela sua escolha, aceitaria o senhor Jesus Cristo.
Deus previu isso muito antes de você nascer. Desde a eternidade Deus já previu, ele já sabia o dia que você viria a esse mundo. Deus já sabia o que você escolheria mesmo antes de você escolher isso. É por isso que ele é Deus. Antes de você ter escolhido de aceitar ou acreditar em Cristo, Deus já sabia que você faria isso.
E esses “quais” (Romanos 8:29) Ele já sabia que acreditariam em Cristo. Ele predestinou “estes” não que os outros foram predestinados ao inferno, não. Ele predestinou “estes”: aqueles que acreditariam em Cristo. Como ele já sabia que aceitaram a Jesus, Ele “os predestinou para acabarem conforme à imagem do Seu filho”, do filho que ele ama.
Que ama ternamente. Quando você olha para Jesus, como ele é lindo, né? Fale a verdade, vemos a sua beleza moral, essa glória moral. Quando você olha para ele, os seus olhos cheios de amor pelos pecadores. Ele vê coisas que os outros não vem. Ele vê beleza onde os outros só enxergam feiura.
Ele enxerga o choro no coração de um pecador enquanto outros vem a sujeira e o pecado e a podridão. Jesus vai te receber de braços abertos porque ele te ama e ele vê como uma de suas ovelhas. Ele te amou e ele te amou bem antes de você conhecê-lo, glória a Deus!
Ele olhou para as ovelhas, na verdade pessoas, ao redor da montanha e a Bíblia diz que eles estavam perdidos, estavam desviados e ele os via como ovelhas que não tem pastor. Outras pessoas os veriam como pessoas que são rebeldes e é por isso que eles estão desviadas. Eles só são rebeldes, eles estão cheios de Pecado, eles não querem Deus.
Apenas criticando, criticando e condenando e condenando. Ao contrário deles, Jesus os viu como Rebeldes, desviados, confusos, em angústia. Porque eles eram como ovelhas sem pastor e ele é o bom pastor. Ele é o pastor e ele continua a ensiná-los e começou alimentá-los e continuou a abençoa-los. Trazendo-os para sua Plenitude.
Porque ele é o bom pastor. Então como nós olhamos para os pecadores? Como olhamos às pessoas que não conhecem Jesus? Mesmo que eles estiverem usando a sua voz para blasfemar o seu santo nome, ele nunca pára de ama-los. Lembre que ele disse na cruz: Pai, perdoe-os porque eles não sabem o que fazem. Eles não percebem o que estão fazendo.
Até mesmo o próprio Paulo diz “eu era o maior dos pecadores”. “Eu, quem blasfemava mas Deus em sua graça e amor ele me salvou para que em mim fosse gerado para outros crentes um modelo”. (1ª Timóteo 1:16) Eles verão um exemplo de paciência e longanimidade na minha vida. Porque se Deus pode me salvar, o maior dos pecadores, ele também pode salvar você.
Então, o propósito de Deus para todos aqueles que acreditariam em Jesus, que ele já sabia, ele já os predestinou para que esses cristãos terminassem se tornando à imagem de Cristo. Você foi predestinado, essas coisas estão trabalhando de acordo com a predestinação que você termine exatamente como Jesus.
Você vai terminar se parecendo como Jesus. Você será conforme à imagem do Senhor Jesus. E meu amigo, ouça isso, em Jesus não há falhas, tudo que ele toca prospera. Ele toca no leproso, o que é horrível se torna beleza. Ele ve diamantes de beleza nas cinzas de um leproso.
Quando não havia quase nada em sua mão, ele toca os cinco pães e dois peixinhos e eles se tornaram muitos para alimentar à multidão. Ele toca aquele que é pobre e o pobre se torna rico. Ele toca o doente e aquele corpo que estava doente se torna saudável. E não somente saudável mais vibrante de saúde e cheio de energia para servi-lo.
Assim, como a sogra de Pedro levantou daquela cama para servi-los. O que estou dizendo amigo, é que tudo que Jesus toca, prospera para ser conforme à imagem de Jesus Cristo. O seu caráter, a sua bela pessoa. E para ter os resultados que ele teve. Esse é na verdade o verdadeiro sucesso.
Não é sobre ter um monte de dinheiro na sua vida. Não é para estar no lugar que todo mundo te olha dizendo: Ah, eu quero ser como ele. É esse o desejo do seu coração? Será que isso o satisfaria? A fama, eu quero ser famoso. Um cara que todos saibam meu nome. Ser famoso não é algo que traz muita paz, eu posso te dizer isso. Não é sobre acordar todo dia pensando sobre uma multidão vivendo para eles.
Mas é para viver somente para um, para a audiência dele. Traz muito mais paz do que estar em um posto para agradar o homem. É uma escravidão agradar o homem. Quem confia nas pessoas é uma armadilha perigosa, mas a Bíblia diz “mas quem confia no senhor está seguro”.
Então, todas as coisas da sua vida, exatamente como na vida de José. Se ele não tivesse sido vendido ao Egito, ele não teria acabado na casa de Potifar e se não tivesse acontecido tudo que ele terminasse na prisão. Onde ele interpretou a visão do copeiro e esse foi a pedra inicial para que Ele pudesse subir ao palácio na presença do faraó.
Se Faraó não tivesse tido aquele sonho, não haveria necessidade do dom de José. Todas as coisas estavam trabalhando juntamente para José. Mas nem todas as coisas vieram de Deus. Mas todas as coisas trabalham para o bem e isso é de Deus. Deus estava orquestrando todas as coisas, estava criando uma sinergia entre todas as coisas para trabalhar para o bem de José.
Até que um dia José estava diante de seus irmãos e eles viram o bem que Deus lhe havia feito em sua vida. Eles estavam com tanto medo que ele se vingasse contra eles e foi isso que ele disse “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida”.
E Ele trouxe todos para perto dele e com todo o poder que ele tinha e ele era o homem mais poderoso abaixo de Faraó, naquele dia e hora. Com todo o poder que ele tinha para vai colocar vingança sobre eles. O que é que ele fez? Ele perdoou e com aquele poder ele os trouxe para perto dele.
E esse é o coração do nosso José Celestial. Porque a história de José é semelhante à história de Jesus. José me lembra de Jesus rejeitado por seus irmãos. Amado pelo seu pai, assim é o nosso José Celestial, Jesus Cristo rejeitado pelos seus irmãos judeus. Mas Amado pelo seu pai. Ele veio como o pão da vida e se tornou o pão da vida para o mundo Gentil. Porque os seus irmãos judeus o rejeitaram e ele se tornou o pão da vida por dois mil anos. E da mesma forma José se tornou o pão da vida para todo o Egito, os gentios.
Enquanto na casa de Seu pai estava definhando até que eles o viram Face a Face para ele os sustentarem. E isso vai acontecer na segunda vinda de Jesus. Na primeira vinda ele veio como o salvador, veio como o cordeiro de Deus, humilde, simples mas em sua segunda vinda Ele Virá como O Glorioso rei de Israel.
Rei dos reis e Senhor dos Senhores. E a história de José é tão linda, tão parecida com Jesus. Glória a Deus. Mas voltando agora, todas as coisas na sua vida, até os seus erros, todos os passos errados. Até mesmo todos os pecados, Deus os perdoa e Deus os trabalha para o bem. É claro que não é para dizer “então, vou cometer mais erros para terminar bem”. Isso é chamado estupidez.
Eu sei também que Deus pode usar a estupidez mas acaba demorando mais. Você acaba dando mais uma volta na montanha. Eu estou dizendo que precisamos saber o propósito de Deus para nossa vida. Tudo em nossa vida está trabalhando juntamente para o nosso bem. E qual é o maior bem que podemos ter? É de sermos Como Jesus em todos os sentidos. Em se parecer e falar como Jesus. Tendo os resultados de Jesus em nossa vida. Porque ele é o homem modelo, o qual Deus sempre sonhou e agora ele se torna o primogênito entre muitos irmãos. Dos quais você é um deles.
Espero que você tenha entendido essa ideia de pré-ciência e predestinação. Não é que Deus previa e aí ele planejou predestinar a alguns para serem salvos e predestinou outros para se perderem. Havia muitas pessoas que ensinavam isso e isso era muito popular do século 17. Apesar de ser um ensino popular na época não é verdade. Deus não predestinou pessoas para se perderem ou para serem salvas.
Na verdade a predestinação é um segredo, como um segredo de família. A oferta é para quem quiser “venha a mim e beba da água da vida livremente”. Jesus disse “para todo aquele que crer em mim não pereça mas tenha a vida eterna”. Quem é “tudo aquele”? É quem quiser. Sempre é aberto para todos. Mas então a porta diz “todos são bem-vindos”, todos os que creem. Daí você entra, passa e fecha a porta e aí você está na família, no ambiente familiar e aí você olha para trás da porta que diz “predestinado antes da fundação do mundo”.
É um segredo de família, aí então você percebe que você é um daqueles que creem e Deus já sabia que você creria. Por isso foi predestinado, então relaxa. Tudo em sua vida agora, até mesmo essa pandemia, está cooperando juntamente para o seu bem. Aleluia, obrigado Senhor Jesus.
Tu és o meu escudo! Deus cuida os Seus!
Melquisedeque trouxe Pão e Vinho. Ele levou o pão e vinho para Abrão e disse bendito seja Abrão do Deus altíssimo e bendito seja o Deus altíssimo. Primeiramente bendito seja o Deus altíssimo, criador dos céus e da terra, e bendito seja Abrão. É um ministério, um sacerdócio que abençoa a Deus e depois o […]