Ele sempre foi o que eles Deus, você entende? Mas não se assentou como o filho de Deus. Hebreus 1 diz “tendo purificado os nossos pecados ele se assentou”. Os seus pecados foram purificados completamente e por causa disso Jesus se assentou. O sacerdote da Lei nunca se assentava porque nunca acabava a sua obra.
Os pecados não eram perdoados, todo ano tinha que sacrificar. Mas Jesus ofereceu um sacrifício que perdoa os nossos pecados, que purificam os pecados, passado, presente e futuro. E tendo feito isso se assentou e não vai se levantar de novo para remover o seu pecado.
Quando ele voltar ele não vai lidar com o pecado do Povo. Ele já fez isso. Por isso se assentou, entendeu? E por isso a glória no rosto de Jesus, as pessoas são atraídas a ele. Sabe por quê? Porque tudo o raio daquela Glória fala que meus pecados foram perdoados.
Podemos olhar e contemplar sua presença e continuar olhando porque todo raio é uma prova de que ele concluiu a obra. Meus pecados foram perdoados. Aleluia. A Bíblia diz que devemos contemplar a sua glória no final desse capítulo. (2ª coríntios 3:16-17).
Perceba que havia um véu. E o próximo verso fala que hoje existe um tipo de “modus operandi” de um véu também. Há um véu, como Moisés que representa a lei e tem um véu que vem com a lei. Pois a Bíblia diz “os seus sentidos dos filhos de Israel foram endurecidos porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento o qual foi abolido por Cristo”.
Então tem pessoas que leem, especialmente aqueles que estão sob a Lei, como os filhos de Israel estão. E quando está sob a Lei lê a Bíblia e tudo que você vê é eu tenho que fazer isso, eu tenho que fazer isso e aquilo. Não veem Jesus. A bíblia não é um livro de regras mas é pão do céu para se alimentar.
Não é um livro de regras. Mas, tem que ensinar os mandamentos e estatutos, até mesmo Novo Testamento tem alguns imperativos. Escute bem meu amigo, escute bem, a razão de Deus colocar as verdades principais primeiro, antes de falar de imperativos, é porque ele sabe que aquilo é prioridade.
Se durante uma semana você não ouvir sobre graça, ou até duas semanas, você vai desviar. Sabia que você vai cair da Graça? Você vai se esquecer porque a graça não é natural. A lei é, a graça não. Fazer o bem e receber o bem, fazer o mal e receber o mal é natural.
A graça, receber o bem que você não merece porque alguém recebeu o mal, é preciso Revelação para isso. Tem que estar sempre se lembrando disso. Você está me ouvindo? Escute bem isso até em Efésios antes dele falar sobre os estatutos, exortações, imperativos, ele fala sobre algo que dividimos em três no livro de Efésios. Riqueza, os dois primeiros Capítulos, os capítulos do meio: caminhar, a última parte: Batalha.
Ou assentar, descansar, não fazer nada, descansar. Depois andar, mas você anda de acordo com o seu assentar e depois ficar em pé. São esses três. Você pode dividir o livro de Efésios assim. Por que Deus colocou assentar e riqueza do crente primeiro? Se você não sabe quão rico você é, você não vai tratar bem ninguém.
Você não vai ter uma sala especial e dar um banquete para 12 amigos. Se você não sabe que tem riqueza no seu banco. Se você não tem dinheiro no banco você não pode andar como quem tem dinheiro. Então, nosso caminho é afetado pelo conhecimento da nossa riqueza.
Precisa estar descansado para Deus então te guiar aos imperativos. O problema é que alguns ensinam a parte prática e eles não sabem aquilo que eles têm e não sabem tão pouco quem eles são mas fazem para se tornar. Em vez de fazer porque eles já são.
Hoje quando leem o antigo testamento, em qualquer sinagoga por exemplo, eles não veem Jesus se não eles estariam recebendo Jesus como o Messias. Mas eles leem o antigo testamento mas há um véu. A Bíblia diz que há um véu, um véu no coração.
O véu já foi tirado por Cristo mas há um véu. E se o véu não for tirado não podemos ver a nossa herança. Eu vou te mostrar algo porque Deus escondeu isso aqui e vou te mostrar Jesus como espírito. Gêneses 13:14-15 sobre Abraão “e disse o Senhor a Abrão depois que Ló se apartou dele levanta os olhos agora”.
Vamos ver o nome “Ló”. Vamos ver isso, Ló foi o sobrinho de Abraão. Deus falou para Abraão “só você sai com a sua esposa”. Mas ele levou Ló consigo, seu sobrinho. E Ló na verdade foi problemático. Então finalmente Ló se apartou dele, graças a Deus. Talvez você tem um Ló na sua vida que Deus não falou para você carregar, e agora você está com problema.
Depois que Ló foi embora e não é o marido ou a esposa. Não use essa desculpa para o divórcio. E quando Ló se apartou, olha isso: o nome Ló em hebraico é literalmente “véu”. Nós somos a semente de Abraão mas no momento que o véu saiu de Abraão Deus diz, o que? Levanta os teus olhos. Ele podia ver, podia ver o que? A sua herança.
Olha desde o lugar onde estás para o lado norte do Sul. O lado do Norte primeiro foi o que ele falou. É sempre o norte primeiro, depois o Sul, depois do ocidente, Oriente. Porque toda esta terra que vês te é de dar a ti e a tua descendência para sempre.
Você não pode ver a sua herança ou a herança dos teus filhos até o véu ser removido. Então quem foi o que colocou o véu ali primeiramente? Foi Deus? Foi ele que colocou o véu? Então vamos voltar a segunda Coríntios 3:6-17, eles não podem ver Jesus porque eles ficaram cegos.
Olha aqui segunda Coríntios Capítulo 3 e se você continuar lendo e ir até o capítulo 4:3-4 diz “e se ainda nosso evangelho está encoberto (fala de véu ali) está encoberto para os que se perdem. Perceba esse fato de que se há uma pessoa que tá perdendo o evangelho não é revelado, crente ou descrente.
E não pense em “perder” como somente indo para o inferno. Perdendo com destruição, com depressão, com doenças. Se a pessoa está perdendo, o evangelho está encoberto. Você não ouviu isso. Se o evangelho está encoberto é para aqueles que estão se perdendo.
Porque se não está encoberto ele não vai se perder. Próximo verso, quem colocou o véu? “Nos quais falando (daqueles que estão com o véu) o Deus deste século cegou”. E aqui é deus com d minúsculo porque o diabo tem esse título de deus com d minúsculo.
Tudo aconteceu porque no Jardim do Éden Deus fez a Adão um Deus pequeno. Deus é um grande Deus e Deus fez Adão como um pequeno Deus para controlar e dominar toda a terra mas Adão traiu Deus, se vendeu ao diabo e ele pegou o seu título.
Hipocrisia x ousadia!
O diabo vai vir e dizer “como pode agir como se Deus ouvisse a sua oração?”. “Olha o que você fez ontem?, olha agora mesmo, o que você pensou, como você acha que é um homem justo?”. “Você é um hipócrita”. Quando na verdade hipocrisia é o quê? Pretender ser o que você não é. […]