Voltemos efésios 1, o outro expositor bíblico W. E. Wayne, ele disse assim “aqui denota a ideia de invisibilidade e poder”. Significa que porque é invisível não quer dizer que não é poderoso. Na verdade se você não pode ver é poderoso. Quando você disse “em nome de Jesus” as palavras são poderosas. Você não pode ver as palavras mas elas são muito poderosas.
Palavras são poderosas, tem um ditado que diz “paus e pedras podem quebrar meus ossos mas as palavras não podem”. Isso não é verdade, elas podem quebrar seu espírito. Na verdade paus e pedras podem quebrar seus ossos e eles podem ser curados mas se falar para uma criança “você é burro, descuidado, você não devia ter nascido, porque que você é como seu irmão?”, palavras assim permanecem por anos.
Um osso pode ser curado, rapidamente. Palavras são poderosas. Deus fez tudo com palavras e Deus nos fez a sua imagem. Quando Deus viu as trevas ele não disse “oh, está tão escuro”. Deus disse “haja luz e houve luz”, tudo o que Deus queria ele falou antes e depois ele viu. O homem quer ver primeiro e depois dizer.
Como eu posso dizer “eu sou curado quando os sintomas estão comigo?”. Deus diz “quer ser como eu?”. Eu falo antes de ver. Sabe por que vejo o bom? Porque eu falo o bom. Sabe por que você vê coisas ruins? Porque você fala coisas ruins. Mas se eu falar o que não vejo estarei mentindo. Não estará mentindo, estará vendo o invisível.
Aqueles que o acusam de mentir vivem no natural. Eles são pessoas naturais, estão sujeitas às leis naturais e as leis naturais acabam. Porque não tem ajuda eles perecem. Mas Deus diz que vivemos o sobrenatural. Nós temos que lidar com isso porque escutamos pessoas de diferentes denominações dizendo coisas assim “as bênçãos para a igreja são somente espirituais”.
Outra coisa que precisamos aprender é que alguns dizem “você não pode pegar as bênçãos do antigo testamento e aplicar para você hoje”. Isso não significa que o que Deus prometeu para Israel é somente para Israel. Existem muitas denominações que ensinam isso. Alguns dizem que Israel não existe mais. É a teologia da substituição. Para mim é uma teologia errada. Se você conhece romanos 9 e romanos 11 o mesmo apóstolo da graça diz “Deus ainda tem um lugar para Israel”. Eles terão um lugar de proeminência entre todas as nações no tempo do fim. Eu não acredito nisso.
Mas por outro lado existem aqueles que dizem “as promessas de Deus feitas no antigo testamento são somente para Israel. Eu tenho problema com isso. Dizem que não podemos reivindicar o que está em deuteronômio capítulo 7 “e o Senhor de ti desviara todas as enfermidades, sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios”. Não pode reivindicar isso, isso é para israel. Não, não, é para você. Vou demonstrar com clareza: segunda coríntios capítulo um “antes como Deus é fiel (Paulo escreve pelo Espirito) a nossa palavra para convosco não foi sim e não”.
O que essas pessoas dizem é que algumas bênçãos Deus diz sim e outras ele diz não. Sim, não. Já viu esse ensinamento, ensinado antes?: às vezes Deus diz sim, às vezes Deus diz não. Paulo diz “essa não é minha pregação”. Quem prega assim não está na mesma companhia de Paulo. Ele diz “porque o filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós. Isto é por mim, Silvano e Timóteo não foi sim e não, mas nele houve sim”.
Quando eu olho para Igreja de Jesus hoje eu fico muito preocupado. Existem pastores que pregam coisas assim “não sabemos quem é salvo, se você é salvo ou não eu não posso dizer, eu só posso falar de mim mesmo: só quando Jesus voltar poderemos dizer”. Ei, então pare de pregar.
A bíblia diz “essas coisas foram escritas para que saibam que tem vida eterna”. Deus não trata com incertezas, o mundo trata com suposições, teorias e incertezas. Nós lidamos com verdades, com certezas, com absolutos. Nós temos a palavra do Deus vivo. Isso aqui não é filosofia. Filosofia tem teorias, diferentes filósofos pensam diferente mas essa é a palavra de Deus e com respeito à salvação, a palavra de Deus é muito clara.
Podemos discordar de alguns pontos mas quanto à salvação estamos todos unidos: Cristo morreu por nós. Nessa parte não existem disputas. Diferentes denominações acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus e o seu sangue nos limpa de todo pecado. “Essas coisas foram escritas para que saibamos”, diz a bíblia. Não para que fiquemos na dúvida. Paulo diz “que não é sim ou não mas em Cristo é sim, porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim”.
Aprendendo sobre a Justiça de Deus!
Sempre existem novas revelações fluindo e todas as vezes que eu falo da justiça novas coisas eu aprendo. E todas as vezes que nós compartilhamos sobre a justiça vidas são transformadas. Pessoas recebem de forma tão fácil e é uma estação maravilhosa quando nós estamos ensinando à respeito da justiça. É uma estação quando você […]