Deus providenciou a Santa Ceia para nos dar um caminho, uma saída. Não é como se estamos bem então participamos da ceia, mas se pecamos então algo ruim vai acontecer. Este é um dos mais errados ensinamentos pregados pelos pastores e Mestres na igreja, que faz às pessoas rejeitarem a Santa Ceia, que é uma benção.
Sabe o que aconteceu na minha igreja antiga quando era santa ceia? Não participava. Por que? Era melhor do que participar e morrer. Eu não sou nenhum bobo. Deixa passar, deixa passar. Eu tinha a impressão que eu era saudável até participar em Pecado. Mas na verdade não sabia da verdade que os nossos corpos estão se deteriorando e envelhecendo.
Mas Deus providenciou algo para ser a saída. Vamos descobrir quais são os segredos que Deus providenciou para nós. Porque é uma coisa maravilhosa Deus falar isso. 1 Coríntios 11:29,30: “Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem”.
“Não discernindo o corpo do Senhor” e esse era o problema que eles tinham. Participar da Santa Ceia de maneira indigna é não discernir o corpo de Cristo. “Por esta razão” (Por causa disto) não é plural mas singular. “Por esta” não “estas”, “disto”. Esta razão, não razões. Isto. Quantos se alegram porque Deus falou de só de uma razão pela qual a igreja está fraca, está doente e morre prematuramente.
Só uma razão, só uma coisa irmãos. Somente uma. Você pensaria que as pessoas iam correr em dizer “só uma”, vamos remover isso então. Ele não disse “por essas razões”, plural. Ele disse “Por esta razão” (Por causa disto), qual é a razão? Voltamos ao texto “não discernindo o corpo de Cristo”. Isso é participar indignamente. Ou seja, quando tomam o pão, não está falando do sangue (não é o sangue), é quando toma o pão, não estão discernindo para que o pão foi dado.
O que é participar indignamente? Não discernir o corpo do Senhor. Por esta razão (por não discernir o corpo do Senhor) há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem. Ou seja, isso não devia acontecer na igreja. Então, o que era discernir o corpo do Senhor? Vamos tentar estudar isso. Entenda que o Novo Testamento foi escrito em grego, o antigo testamento em hebraico.
O grego é o idioma de maior expressão de todas as línguas, até hoje. No grego, a palavra “discernindo” é a palavra “diakrino” ou “diakrinon”: fazer a diferença. Diga “fazer a diferença”. A palavra no Grego é “diakrinon”, então não discernir, quer dizer o que? Não fazer a diferença no corpo do Senhor. Então em muitos lugares quando tomam o pão e o cálice, sabe o que fazem? Recebem como o perdão dos seus pecados, como um símbolo de perdão.
Não estão fazendo a diferença, porque o corpo foi partido e o sangue derramado. Eles não estão fazendo a diferença. O problema é não discernir o corpo, não seu sangue. Você sabe que muitas igrejas acreditam que o cálice representa o perdão dos seus pecados (o sangue), mas eles não sabem para que serve o pão. Seria tão fácil se nos três Evangelhos a Santa Ceia fosse explicada com mais detalhes.
Jesus disse “depois de dar graças e partir o pão ele deu aos discípulos e disse tomai, comei. Este é o meu corpo que é partido por vós. E ele parou por aí, e então o cálice: tomai, bebei. Este Cálice é a Nova Aliança (em vez da antiga) que é o meu sangue que é derramado para remissão dos pecados. O Cálice Ele explicou, o sangue é para remissão dos pecados mas o pão ele nunca explicou.
Ele disse “é partido por vós”. Se o Senhor tivesse dito “Esse é o meu corpo (o pão) partido para nossa cura”. As melhores bênçãos são para aqueles que estão Famintos. É essa a natureza de Deus? Sim. Deixe-me falar isso, sabe porque Jesus muitas vezes falava em parábolas? Na verdade ele não falou em parábolas até que o povo Judeu o rejeitou, constantemente, como o Messias. Então começou a falar em parábolas.
Ele falou em parábolas como para esconder maravilhosas verdades daqueles que não se importavam e não tinham fome e revelava as verdades nas parábolas para que eles estavam. E algumas pessoas pensam e até alguns pregadores dizem que Jesus usava parábolas para ilustrar a verdade. Errado, usava parábolas para esconder verdades maravilhosas daqueles que não tinham fome.
E por isso os discípulos chegavam a ele e diziam depois das parábolas, explica-nos essa parábola e dizia “para vocês é dado a conhecer os mistérios do reino”. Deixe-me usar uma palavra delicada que Jesus usava “não lancei pérolas aos porcos”. Palavras de Jesus do Sermão da Montanha. Ou seja, não dê o que é precioso para as pessoas que não apreciam.
Então Jesus, ele escondia as preciosas verdades daqueles que não se importavam e não tinham fome por elas. Ou seja, o meu conselho para Deus era que ele falasse de forma mais clara. Mas, ele quer dar as bênçãos de saúde e Plenitude para aqueles que estão Famintos, para aqueles que estudam a palavra, para aqueles que O buscam na palavra.
Não está feliz de ouvir isso? Não é porque alguém está participando da Santa Ceia que está recebendo Milagres. Vou te mostrar como receber milagres, que é o plano de Deus para você. Primeiramente devemos estabelecer: Jesus levou nossas enfermidades quando morreu na cruz. Sabemos que ele levou os pecados, isso está bem claro mas o seu sacrifício também nos trouxe cura.
Vamos olhar aqui em Isaías 53 verso 4 “ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou sobre si as nossas doenças”. Deixe-me dizer isso: a versão que você tem não foi inspirada. O que foi inspirado foi o original grego. E de lá vem todas as versões, até a Bíblia chinesa, a Bíblia coreana, a Bíblia holandesa, a norueguesa, e aqui você tem todas as versões e línguas não são inspiradas mas a Bíblia é, a língua original é.
O hebraico no antigo e o grego novo foram inspirados pelo sopro de Deus. Mas as outras versões não são. Então você deve descobrir o original, por exemplo: na língua original diz Isaias 53:4 “verdadeiramente ele tomou sobre si”, antigo testamento em hebraico: “choliy”. Se você falar com seu amigo judeu que fala hebraico o que é choliy? Ele vai dizer enfermidades, doenças.
Infelizmente algumas versões falam “aflições” “e levou os nossos Sofrimentos”: mak’ob. Em hebraico, o que é mak’ob? Dores. Você vê aqui que algumas versões são muito fracas, não fala como no original hebraico. E mais uma vez: algumas versões são fracas e eu não estou me levantando contra a sua versão favorita. E eu sei que se você pedir ao Espirito Santo para te ensinar, você vai encontrar a verdade mesmo Nessa versão no seu tempo de oração.
Mas quando você vem para a igreja, você vem para escutar ao Dom dado por Deus através do seu pastor o seu Líder. Se isso não é suficiente Young, a concordância de Young, um grande erudito do grego e do hebraico, ele escreveu na sua tradução da Bíblia “certamente nossas enfermidades ele levou e as nossas dores Jesus carregou”. Vê isso? Se isso não é suficiente, você precisa ler mais a Bíblia. Porque a Bíblia interpreta Bíblia.
A Bíblia traz sua própria definição. Sabe que em Mateus o Espírito Santo cita o Livro de Isaías e é assim que Mateus pelo Espírito Santo coloca. Mateus 8:16-17 “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças”. O mesmo Versículo que acabamos de ler, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou nossas doenças. Todo com texto fala de Jesus curando doenças físicas.
Estamos nesse lugar!
E depois, quando Deus O ressuscitou dos nossos, ressuscitamos com ele. É quando a vida de ressurreição começa a fluir no seu corpo. Agora mesmo você é um ser ressurreto no corpo que não foi ressurreto ainda. Este corpo, seja através do arrebatamento, vamos ter um novo corpo ou pela morte. E você espera o […]