Você entende? Veja, quando Jesus Cristo veio, ele veio para ser nosso Sumo Sacerdote. Não somente o nosso salvador mas nosso Sumo Sacerdote. Significa que hoje Deus não está olhando para você para julgar você. Deus está olhando para o seu Sumo Sacerdote para abençoar você.
Não tem nada a ver com a sua bondade mas com a bondade do seu Sumo Sacerdote. Não depende de você merecer as bênçãos de Deus mas do seu Sumo Sacerdote merecer todas as bênçãos. Não depende de como você é agradável aos olhos de Deus mas como o seu sumo sacerdote é agradável perante Deus.
Quem é o seu sumo sacerdote? Aleluia, Jesus Cristo é o nosso Sumo Sacerdote. Por isso a Bíblia diz em primeira Joao 4:17 “dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós para que no dia do juízo tenhamos confiança porque neste mundo somos como ele é”. Somos como ele é. Onde? No céu quando nós morrermos? Não, neste mundo.
Agora, como Jesus é nós somos neste mundo. Muitos não entendem o que João falou. Eles não entendem porque eles olham para si mesmos se auto examinam, se julgam e permitem que o diabo os julgue e os acuse. O diabo quer que você coloque os seus olhos em você mesmo. Ele faz isso de muitas formas, uma delas é a acusação, apontando o que você faz errado. Ou então acusa você de coisas que você ainda não fez. Coisas boas que deveria ter feito.
Quando você faz algo bom ele acusa dizendo que você não fez o suficiente, blá blá blá blá blá blá. ele sempre aponta seus erros, aponta seus erros, aponte seus erros mas quando você descobre que não depende quão bom você é mas quão bom é o seu Sumo Sacerdote a batalha é conquistada.
Se você mantivesse seu olhar em Jesus a Bíblia diz que como ele é nós somos este mundo. A questão não é mais se estamos agradando a Deus mas a questão é se Cristo agrada a Deus. Porque neste mundo somos como ele. Deus não está olhando para você para julgar você. Deus olha para o sumo sacerdote para julgar você.
Se o sumo sacerdote é bom, Deus declara você bom. Se o sumo sacerdote agrada a Deus, Deus declara você agradável aos seus olhos. Se o sumo sacerdote é digno de bênçãos Deus vai abençoar você de todos os jeitos. Será abençoado com todas as bênçãos espirituais em Cristo.
A pergunta hoje não é se eu sou aceito diante de Deus, é se Cristo é aceito diante de Deus. Porque você está nele, neste mundo somos como ele é. Não devemos olhar para nós mesmos. Na verdade uma das fontes deveria ter dito: a fonte da dor e da miséria é o ego: ser egocêntrico é muito dolorido ser egocêntrico.
É muito dolorido porque projetamos uma imagem para agradar os outros. Todos nós mostramos nosso melhor lado no namoro mas quando casamos mostramos o pior. Você é de fato quem você é quando ninguém está olhando. É dolorido se o ego for o centro. Isso é dolorido.
É a fonte da depressão. Ser egocêntrico é como o apóstolo Paulo sob a Lei. Ele disse “o bem que eu quero fazer eu não faço, o mal que não quero fazer isso eu faço, eu descobri que na lei quando eu quero fazer o bem eu faço o mal”. Quando você vive sob a lei ela faz você centralizado em você mesmo.
Ela diz “não faça isso, não faça isso. A lei faz você egocêntrico, a graça torna você Cristocêntrico. A forma de sermos livres do egocentrismo é sermos conscientes de Cristo e descobrir que Cristo hoje é a nossa verdadeira identidade. Tudo que ele é na sua glória, na sua beleza e majestade, Deus transfere para você.
Toda sua bondade Deus dá a você. A posição que ele está no favor pleno de Deus, Deus concede a você. Neste mundo somos como ele. E quanto mais você vê isso existe uma transformação sobrenatural que acontece no sentido prático na sua vida.
Segunda Coríntios 3:18 “e todos nós com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor segundo a sua imagem”. Estamos sendo transformados com Glória cada vez maior “a qual vem do Senhor que é o espírito”. Um espelho, a palavra de Deus é retratada como um espelho em muitos lugares. Agora, a Bíblia diz que “com a face descoberta olhando como num espelho a glória de Jesus, à glória do Senhor”.
Note que quando você lê a Bíblia você não busca por você mesmo. Você procura Jesus. Quando você encontra Jesus você encontra você mesmo porque você está nele. Tudo que ele é você é. Tudo que ele possui você possui. Por isso é muito importante descobrirmos quem é Jesus. Qual a coroa que ele tem, o que ele possui. Porque tudo que ele é e tudo que ele tem você é e você possui nele.
Por isso estudamos a Bíblia procurando por Jesus. Nós buscamos sua glória, nós buscamos sua beleza, nós buscamos seus títulos oficiais. Porque tudo que ele é está em nós. Quando O encontra você se encontra. Sócrates, o filósofo, disse “conhece-te a ti mesmo”. Isso dói mas a Bíblia diz conhecer a Deus e a Jesus Cristo é a vida eterna.
Quando você encontra Cristo você se encontra nele. Temos muitos pensamentos: eu não deveria ter feito isso, deveria ter feito aquilo, não ter feito isso, eu gostaria disso, gostaria de ter nascido nessa família ou naquela, gostaria que minha casa fosse assim, fosse daquele jeito ou daquele outro. Eu, eu, eu, eu. Devíamos dizer “como Cristo é rico assim sou eu nesse mundo”.
Como é Cristo hoje assim sou eu neste mundo. Ele está à destra do pai, ele está coroado com Glória e Honra. Mas em vez disso nós olhamos para nós mesmos e sofremos. É um mau hábito. Jesus nos livra de nos ocuparmos com nós mesmos para nos ocupar com ele.
Nós lemos a Bíblia para ver a glória de Jesus. Oramos a Deus para que Ele levante mais pregadores nos púlpitos para revelar Cristo. Quanto mais a beleza de Cristo for revelada mais entenderemos que nesse mundo somos como ele é. Precisamos entender quem somos nele porque Deus nos deu tudo que ele é.
Deus nos julga baseado nele. A única forma de você perder a sua posição com Deus é se Jesus for tirado do céu. A ocupação com nosso ego produz em nós a depressão e a dor. Mas pastor, isso é prático? Deixe-me dizer o que não é prático. O que não é prático é o ensinamento que se concentra no “pode, não pode”.
Isso pode, aquilo não pode, isso pode, aquilo não pode. Alguns chamam isso de cristianismo prático mas não é. Não é. O que é prático é ver Jesus e algo poderoso acontece quando vemos Jesus. A Bíblia diz, nós acabamos de ler, leiamos de novo. (2ª Coríntios 3:18) “Contemplamos a glória do Senhor e estamos sendo transformados segundo a sua imagem”.
Não por nossos esforços mas pelo Espírito do Senhor. Isso é altamente prático: ver Jesus nos faz ser como ele. Nós vemos um pescador temperamental sendo transformado. Quando ele estava no barco ele viu Jesus caminhando sobre as águas numa grande tempestade. Caminhando sobre as águas agitadas. Jesus está acima de todo problema. Quando o Pedro colocou os seus olhos em Jesus o que aconteceu com Pedro? Ele saiu de dentro do barco e começou a caminhar nas águas. Se transformou na mesma imagem de Jesus, que ele contemplava.
Ele estava olhando para Jesus e ele foi transformado, por esforço? Não, pelo Espírito do Senhor. Deus fez tudo muito simples. Você contempla o Senhor e você é transformado. Enquanto você está contemplando, o Espírito Santo em você, está transformando.
Enquanto os olhos de Pedro estavam em Jesus Ele se tornou como ele, acima das tempestades, acima das ondas, acima das tribulações. Pedro começou a afundar quando ele tirou seus olhos de Jesus. Essa é uma lição para todos nós. Hoje o Senhor altíssimo está acima da tempestade. Se mantivermos nosso olhar no Cristo ressurreto tudo em nossa vida vai ser elevado, acima dos problemas. Não é que não teremos problemas mas estaremos acima dos problemas, aleluia.
O evangelho encoberto!
Ele sempre foi o que eles Deus, você entende? Mas não se assentou como o filho de Deus. Hebreus 1 diz “tendo purificado os nossos pecados ele se assentou”. Os seus pecados foram purificados completamente e por causa disso Jesus se assentou. O sacerdote da Lei nunca se assentava porque nunca acabava a sua obra. […]